04 maio, 2010

Trilha Antiga - Are You Experienced, Jimi Hendrix


Capa da Edição londrina

Eu poderia muito bem dizer que este post será sobre o primeiro disco de Jimi Hendrix, e isso certamente bastaria para o sucesso dessa história. Porém, vou derramar algumas palavras sobre o que foi para muitos o maior disco de estreia do rock’n roll: Are You Experienced.

O ano de 1967 não pode reclamar aos deuses do Rock. Se os Beatles já faziam sucesso pelo mundo, em junho os garotos de Liverpool lançaram um marco da música, o oitavo disco, Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band. E foi em 67 que surgiu Jimi Hendrix com sua mágica Fender Stratocaster.

De Seattle, com escala em Londres, desembarcando no sucesso eterno. Em setembro de 1966 Jimi Hendrix chegou a Inglaterra, sob a guarda de Chas Chandler, baixista do The Animals. Hendrix no vocal e guitarra, com Mitch Mitchell na bateria e Noel Redding no baixo formaram The Jimi Hendrix Experience.

Antes do lançamento de Are You Experienced, o trio já havia lançado três singles, todos entraram entre as dez mais tocadas no Reino Unido: Hey Joe, Stone Free, Purple Haze, 51st Anniversary, The Wind Cries Mary, Highway Chile. Mas nenhum desses singles foi incluído no álbum de estreia, como era comum no Reino Unido na época.

Porém, Jimi Hendrix ainda tinha que atravessar o Atlântico. O feito veio após a fantástica performance no Monterey Pop Festival, quando a gravadora americana Reprise Records preparou o lançamento do disco nos Estados Unidos, mas com algumas mudanças significativas.

Capa da edição dos Estados Unidos

A capa do LP produzida no Reino Unido foi recriada mais colorida. Red House, Can You See Mee Remember foram excluídas e abriram caminho para os três dos hits do Reino Unido. Aliás, Red House foi excluída do disco contra a vontade de Hendrix, disseram que a "América não gostava de blues". Em agosto, a versão americana de Are You Experienced foi lançada e entrou para a história dos melhores discos de todos os tempos.


Um comentário:

  1. Hendrix foi um Deus da guitarra
    coloquei o link do seu blog lá no meu
    depois de uma passada.

    até

    ResponderExcluir

Sugira, comente, manifeste-se sobre esse post!