02 maio, 2010

Trilha Especial – Clipes inspirados em filmes

Por Luiza Barros

Poucos dias atrás, Luiza Baptista mostrou o novo clipe do Hanson, banda dos irmãos ex-loirinhos que tanto sucesso fez nos anos 90. O clipe é inspirado em uma cena famosa do filme Os Irmãos Cara de Pau, de 1980. Não é a primeira vez que isso acontece. Desde que o modelo do videoclipe se consolidou nos anos 80, o cinema tem servido de fonte de inspiração para o formato. Como o clipe é uma forma de artistas se expressarem além da música, muitos aproveitam para prestar homenagem a filmes que fazem a cabeça deles.

Vou aproveitar a deixa para mostrar dois clipes do Blur, uma das minhas bandas favoritas. Os dois se aproveitam de duas grandes realizações da sétima arte. O primeiro é o vídeo de “To The End”, do disco Parklife, de 1994, que recria a nouvelle vague de Alan Resnais, O ano passado em Marienbad, de 1961. Na obra de Resnais, três personagens denominados apenas como “X”, “A” e “M” vivem um drama misterioso entre imagens desconexas e cenas belíssimas. Numa reunião num castelo, “X” aborda constantemente uma mulher, “A”. Ele alega que eles viveram um romance no ano passado em Marienbad, enquanto ela nega. “M” é o marido de “A”, que passa o filme inteiro desafiando os convidados em um jogo no qual só ele é capaz de ganhar. Se você não viu o filme, pode ter uma noção conferindo o trailer abaixo:



A paródia do Blur remonta cenas marcantes do filme, de uma hora e meia, em seus poucos minutos. O vocalista Damon Albarn faz a vez do amante “X”. Já o guitarrista Graham Coxon, sem abrir mão de seus óculos fundo-de-garrafa, interpreta “M”. O grupo britânico ainda inseriu legendas em inglês no próprio clipe. O Blur, aliás, parecia bastante envolvido com a cultura francesa durante a produção desse single: eles chegaram a gravar uma segunda versão da mesma “To The End” com a musa do chanson Françoise Hardy. O dueto, com versos em francês na parte de Françoise, foi intitulado “To The End (La Comedie)”.

blur - to the end from curiously cinnamon on Vimeo.



O Blur deve ter gostado da experiência, porque no ano seguinte, em 1995, resolveram fazer o mesmo com o clipe do sucesso “The Universal”. Dessa vez, a inspiração veio do clássico cult Laranja Mecânica, de Stanley Kubrick. A atmosfera futurista e assustadora do filme não poderia combinar melhor com a música. Aqui, a banda imita a cena de abertura de Laranja..., como a gang “ultraviolenta” do filme. Mais uma vez, o papel principal ficou para Damon Albarn, com a maquiagem em um olho só que eternizou o personagem Alex DeLarge. A capa escolhida para o single de “The Universal” também é uma homenagem a outro filme de Kubrick, 2001: Uma Odisséia no Espaço.


Blur - The Universal from alejandro coldplayer on Vimeo.


E você, conhece mais algum clipe inspirado em filme? Conte para a gente nos comentários!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sugira, comente, manifeste-se sobre esse post!