30 abril, 2010

Trilha Antiga - Dias de Paz (Beto Guedes)

Por Raiane Nogueira


1998
Epic / Sony Music


01. Dias Assim / 02. Lumiar / 03. Pedras Rolando / 04. Se Ela Deixar / 05. As Vitrines / 06. Amor de Índio / 07. Sol de Primavera / 08. Dias de Chuva [Rainy Days And Mondays] / 09. Espelhos D`Água / 10. No Céu Com Diamantes / 11. Maria Solidária / 12. Contos da Lua Vaga / 13. O Sal da Terra / 14. Tristesse / 15. Asas


Escolher um disco do Beto Guedes para ser o tema da Trilha de hoje foi uma tarefa difícil, porque todos têm grandes sucessos. Mas optei por Dias de Paz porque foi o primeiro álbum do cantor que eu ouvi. Na época da escola, enquanto a maioria das pessoas da minha idade gostava de rock ou pop, eu tinha um colega que, imaginem só, era louco pelo Beto Guedes! Ele falava tanto, que um dia me convenceu a pegar um CD emprestado. E não é que meu amigo estava certo? Fiquei viciada no disco!


Lançado em 1998, "Dias de Paz" traz uma seleção de releituras de canções famosas do cantor mineiro, com novos arranjos e participações especiais. O álbum ainda inclui duas faixas inéditas, Dias Assim e Se Ela Deixar. A segunda música é uma graça, me lembra aqueles namoricos em que o casal fica tomando sorvete na pracinha.


Aliás, o CD inteiro do Beto Guedes tem esse clima romântico e tranquilo, típico de cidade pequena. A influência vem da origem do cantor, nascido em Montes Claros (MG) e filho de seresteiro. O resultado são canções que nos trazem à memória comida caseira, estrada de chão, natureza, sol batendo na janela, criança brincando na rua... enfim, paz. Tive essa sensação, por exemplo, ao ouvir Contos da Lua Vaga, que começa com a voz de uma menina, Maria Luiza Jobim.


Também merecem destaque as músicas As Vitrines, de Chico Buarque, Espelhos D’Água e Dias de Chuva, versão composta em parceria com Ronaldo Bastos de Rainy Days And Mondays.


Dias de Paz conta com grandes convidados. Milton Nascimento, amigo e companheiro de Beto Guedes no famoso Clube da Esquina, canta com ele na música Asas, que tem uma mistura de ritmos muito boa. Toni Garrido participa em Pedras Rolando, Paula Toller em Tristesse e Lô Borges em O Sal da Terra.


E para completar esse passeio pelo interior, não poderiam faltar no CD sucessos como Lumiar e Maria Solidária, do primeiro LP de Beto Guedes – A Página do Relâmpago Elétrico. Recentemente, "Maria Solidária" reconquistou muitos jovens, como tema de abertura da novela Coração de Estudante. O disco ainda conta com as lindas Amor de Índio (com participação de Djavan) e Sol de Primavera, que dão nome ao segundo e terceiro LPs do cantor, respectivamente.


Assista a versão ao vivo de "Amor de Índio":




Ao meu colega de escola: obrigada pela dica, Beto Guedes é realmente bom! Adorei o CD, pelas composições e arranjos, somados à voz suave e ao sotaque gostoso do cantor.


Pesquisa: MPBNet

Um comentário:

  1. Parabéns pela matéria, continue com o bom trabalho sobre grandes artistas que fazem suas musicas tocarem nosso coração, as pessoas precisam, o mundo precisa =)

    yuri

    ResponderExcluir

Sugira, comente, manifeste-se sobre esse post!