27 junho, 2010

15 minutos de fama



As tardes eram frias e sem graça, até que uma ideia importada foi colocada em prática. O reality show Fama prometia revelar talentos, mas na verdade apenas levantou a audiência da Globo no começo da noite. Afinal, que fim teve os participantes das três edições do programa?

Apresentado pela Angélica, Fama era uma espécie de academia onde os participantes tinham aula de canto, dança, interpretação e teoria musical, entre outros ensinamentos para transformá-los em pop stars. Antes da atração a emissora carioca patinava em 18 pontos no IBOPE, num empate técnico com a rival Record. O reality elevou em três pontos os números globais e a concorrência passou a ter média de 13 pontos. Mas audiência não significa sucesso eterno.

Uma constatação que se encaixa perfeitamente no perfil da primeira vencedora do programa. Vanessa Jackson, com seus trejeitos de cantora americana, arrebatou o prêmio, gravou disco e sumiu. Nem a queridinha do público à época da primeira edição resistiu. Lívia Leite era a mais popular, mas foi eliminada pelos jurados, que alegavam falta de talento da cantora. Volto a perguntar: alguém aqui se lembra desses nomes?

Na final, quatro eram os candidatos à fama: João Batista, Adelmo Casé, Nalanda e Vanessa Jackson, que venceu a decisão com 40 % dos votos do público. Agora, querido leitor, lanço um desafio. De cabeça, alguém sabe onde foi parar alguns desses quatro finalistas?

No Fama Bis, a segunda edição do reality show, o vencedor nem chegou perto de se tornar uma estrela. O mineiro Marcus Vinícius venceu, mas a fama ficou para a sambista Roberta Sá. Logo em seu primeiro disco, Braseiro, Roberta Sá já encantou a crítica e o público a abraçou com carinho, numa sólida carreira. Outro participante que não levou o prêmio do programa, mas se firmou no mundo da música, foi Thiago André Barbosa, o Thiaguinho, que assumiu o vocal do grupo de pagode Exaltasamba.


A terceira e última edição do Fama foi marcado pelas duplas que se formaram após o programa. Os românticos Cydia e Dan gravaram duas edições do meloso DVD “Duetos Românticos”, que foi bem nas vendas. Os amigos Hugo e Thiago se juntaram e formaram mais uma dupla sertaneja, que não emplacou sucessos pelo país.

Quem resistiu mais tempo foi Ivo Pessoa. O cantor conseguiu que suas músicas abrissem várias novelas na Rede Globo, mas nada além disso. A bela Marina Elali também entrou em trilhas de novela, mas nunca deslanchou, foi apenas mais uma vítima dos 15 minutos de fama.

9 comentários:

  1. aah, como eu ADORAVA passar meus fins de tarde torcendo por meus favoritos!! bons tempos aqueles!!
    obrigada por recorda-los Robson!
    abs
    Suellen Fontes.

    ResponderExcluir
  2. Marina elali faz sucesso sim!
    Já teve 5 músicas em trilha de novelas globais!
    Ganhou 2 discos de ouro, e ja vendeu mais de 400 mil cópias!
    Acaba de lançar seu dvd, teve música gravada com o cantor internacional Jon Secada e fez uma turne pelo Brasil com ele!
    Já foi indicada pro premio tim de música como melhor cantora e já ganhou varios premios!
    Tem video de suas musicas no youtube com mais de um milhão de acessos!
    Já participou de todos os programas de televisão no Brasil,como Hebe, Faustão, Raul Gil, Eliana,O melhor do Brasil,Jo,Gugu, e o detalhe, sempre deixa todo mundo de boca aberta com seu enorme talento!
    E uma novidade de primeira mão pra vc qué é desinformado, Marina Elali terá uma musica na próxima novela global tititi!

    ResponderExcluir
  3. Revelada no programa Fama da Rede Globo, teve a música Você na novela América. Mas ficou conhecida com o cover da música One Last Cry do cantor Brian McKnight, tema da personagem Nanda (interpretada por Fernanda Vasconcellos) na novela Páginas da Vida; essa música estourou nas rádios do Brasil inteiro,sendo a 20° mais ouvida no ano de 2006. E ainda teve uma música-tema no filme Se Eu Fosse Você de 2006, Mulheres Gostam. Também esteve com a música Sabiá na minissérie Amazônia, de Galvez a Chico Mendes. Pôde-se escutá-la também cantando o sucesso Eu Vou Seguir (Reach), o tema de Mirian, personagem de Gabriela Duarte na novela Sete Pecados. Esta música foi gravada especialmente para a novela. Já o segundo single All She Wants falhou nas paradas e não fez nenhum sucesso nas rádios. Atualmente uma música da cantora (Lost Inside Your Heart), com participação de Jon Secada, está na trilha sonora da novela Global das 21:00, Viver a Vida. A música já faz sucesso e está estourada nas rádios do país. A cantora também gravou outra música com o cantor chamada Só te ver sorrindo.

    ResponderExcluir
  4. Marina Elali desde pequena apreciou a música. Em Natal já ganhou vários prêmios Hangar, como cantora revelação, melhor cantora e melhor show do ano. Em São Paulo e no Rio de Janeiro recebeu prêmios Qualidade Brasil, como cantora revelação no exterior. Recebeu também o Prêmio Águia Potiguar, como melhor cantora do Rio Grande do Norte e, em 2005, foi a vencedora do Prêmio Cultural Diário de Natal, tendo sido escolhida pelo público a Artista do Ano.

    No dia 11 de Março de 2007, Marina recebeu o certificado "Ouro" pelo seu CD, Marina Elali no Domingão do Faustão. Ela ficou muito emocionada, além de ter cantado várias músicas internacionais e nacionais, ao mostrar a sua potência vocal.Cantando grandes músicas além de suas,como Con te partiró e La isla bonita,da cantora Madonna.

    ResponderExcluir
  5. Sua voz é considerada spinto soprano dramático com mais ou menos 3,4 oitavas (Eb3-F#6). Marina é uma grande revelação da música brasileira, com influências internacionais ela é popularmente chamada de "A Mariah Carey brasileira", devido aos seus dotes vocais dignos de uma diva.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Os únicos cantores do Fama que obtiveram sucesso foram:

    Marina Elali - Participante do Fama 3. Marina Elali tem sua carreira em ascensão, com músicas que embalaram as novelas do horário nobre. Começou com "Você", tema de América. Depois, obteve grande sucesso com "One Last Cry", tema da personagem Nanda, interpretada por Fernanda Vasconcellos na novela Páginas da Vida. No ano seguinte, a música "Eu Vou Seguir" seria tema da novela Sete Pecados.

    Roberta Sá - Participante do Fama Bis. Emplacou uma sólida carreira, conseguindo rapidamente se fazer presente no cenário musical brasileiro. Seu sucesso teve início quando sua versão de "A Vizinha do Lado", de Dorival Caymmi, entrou na novela Celebridade. Roberta, então, lançou seu primeiro CD, "Braseiro", que foi muito elogiado pela crítica, e fez com que a jovem cantora fosse apontada como uma das novas vozes da MPB. Seu primeiro DVD, "Pra Se Ter Alegria", foi lançado recentemente. Em telenovelas da Rede Globo, ela ainda emplacou outras músicas: "Desenredo", tema de Desejo Proibido; "Amor Blue", tema de Ciranda de Pedra e "Mais Alguém", que fora utilizada, primeiramente, em Negócio da China e, em menos de um ano depois, em Viver A Vida.

    Ivo Pessoa - Participante do Fama 3. Já teve músicas lançadas em várias novelas da Rede Globo: o enorme sucesso "Uma Vez Mais", tema da novela Alma Gêmea; "Além do Olhar", tema de abertura da novela O Profeta; "Outra Vez", tema da novela Cobras & Lagartos; "Tetetema", tema da novela Sete Pecados e "A Deusa da Minha Rosa", tema da novela Desejo Proibido.

    Thiaguinho (Thiago André Barbosa) - Panticipante do Fama Bis. Atual vocalista do Exaltasamba, uma dos maiores grupos de pagode do momento.

    ResponderExcluir

Sugira, comente, manifeste-se sobre esse post!