02 junho, 2010

Capas de disco históricas - Caetano Veloso (1968)

Por Mariana Coutinho

Capa: Rogério Duarte / Foto: David Drew Zing


O desenho de uma mulher com arranjo no cabelo dando a mão a um pequeno dragão. Um cacho de bananas, uma serpente. Muito vermelho e amarelo. E no meio uma foto de Caetano em moldura que lembra um camafeu. O que é isso? Uma maluquice generalizada? Não, ou será que sim? Bem, isso tudo é a capa do disco “Caetano Veloso” de 1968.

Em plena ditadura militar, a Tropicália se apresentou como a resposta tupiniquim à revolução musical que os Beatles estavam fazendo em terras britânicas, principalmente a partir de Sgt. Pepper’s Lonely Heart Club Band (1967). Poetas, cineastas, músicos e artistas de todas as áreas se juntaram nesse movimento de vanguarda. Entre eles, é claro, Caetano Veloso que ‘encabeçou’ o Tropicalismo junto com Gilberto Gil.

O disco de 1968 reflete a capa, essa mistura meio psicodélica. É nesse álbum que Caetano lança a famosa música “Alegria Alegria”, que chocou a muitos tradicionalistas da MPB em sua apresentação no Festival da TV Record, pelo uso das guitarras e pela letra. Destacam-se também nesse álbum: “Clarice”, “Clara”, “Soy Loco Por Ti America” e “Tropicália”.

Além de ser um disco histórico, “Caetano Veloso” tem essa capa marcante que traduz bem os ideais do Tropicalismo e o contexto do final dos anos 60. Uma bela capa para começar a carreira desse que é um dos maiores artistas do Brasil.

Assista abaixo Caetano Veloso cantando “Alegria, Alegria” no Festival da TV Record em 1967:



Veja também:



Um comentário:

  1. Informações sobre a artista ou equipe que produziu a capa, por favoooor!!!

    Estou muito curioso, pois acredito que uma professora minha da faculdade foi a responsável, mas fico na duvida

    ResponderExcluir

Sugira, comente, manifeste-se sobre esse post!