24 julho, 2010

Cante! - karaokê em casa e de graça

Por Mariana Coutinho
Visitar um karaokê com os amigos pode ser uma experiência divertida. Mesmo que você faça jus a música de Tom Jobim e Newton Mendonça e seja um desafinado, cantar para uma plateia descontraída pode ser interessante. Mas para quem não gosta de expor a voz, ou simplesmente tem pouco tempo ou dinheiro para ir a karaokês com frequência, uma boa opção pode ser o "Cante!".

O "Cante!" é um programa de karaokê para computador que pode ser baixado gratuitamente no site Cante.com.br, hospedado no portal UOL. O programa é bem leve (309 KB) e nem precisa ser instalado. Basta salvar o arquivo .exe e mandar executar sempre que quiser usar o aplicativo. Como todo o padrão de karaokê, o "Cante!" apresenta a letra da canção que vai sendo preenchida com outra cor conforme a música avança. Um semáforo no canto superior esquerdo da página indica para o cantor a hora de segurar a voz e o momento de recomeçar a cantar. No fundo uma foto de paisagem pode ser substituída por qualquer outra imagem do seu HD.

There is a ligth that never goes out, dos Smiths, no Cante!

As músicas a serem executadas pelo programa podem ser baixadas no mesmo site, já no formato adequado. É claro que falta um pouco de variedade na lista de músicas. Você não vai achar canções de bandas obscuras, nem de artistas da Nova Zelândia. Mas os clássicos estão lá: de Frank Sinatra e Tom Jobim a Cazuza e Radiohead. E, é claro, não podem faltar as músicas típicas de karaokê,como Madonna, Michael Jackson, Mamonas Assassinas, e música sertaneja. No repertório do "Cante!" tem também algumas músicas mais recentes como "Alejandro" da Lady Gaga, por exemplo.

O grande problema do "Cante!" é que o arranjo das canções é bem ruim, como era de se esperar. Parecem toques monofônicos de celular, ou músicas de antigos cartões virtuais de aniversário. Mas se você considerar que é um programa leve e gratuito que você pode baixar da internet sem grandes complicações, vale a pena. Afinal quem não se diverte soltando a voz?!

Veja também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sugira, comente, manifeste-se sobre esse post!