28 julho, 2010

Trilha Antiga – Back in Black (AC/DC) – 30 anos de um clássico do rock

Por Luiza Barros


1980
41'31
ATCO
Produção: Robert John Lange
Projeto Gráfico: Bob Defrin
Austrália; Inglaterra

(1. Hells Bells; 2. Shoot To Thrill; 3. What Do You Do For Money Honey; 4. Giving The Dog a Bone; 5. Let Me Put My Love Into You; 6. Back In Black; 7. You Shook Me All Night Long; 8. Have a Drink On Me; 9. Shake a Leg; 10. Rock'nRoll Ain't Noise Pollution)

1980 poderia muito bem ser o ano final para o AC/DC. Ao contrário disso, foi o ano em que a banda australiana lançou o segundo álbum mais vendidos de todos os tempos. Com 49 milhões de cópias vendidas, Back in Black só perde para o inevitável Thriller, de Michael Jackson. E acabou de completar 30 anos, neste último dia 25.

Formada na Sidney de 1973 pelos irmãos Angus e Malcom Young (ambos guitarristas), a banda experimentava em 1979 o que parecia ser o auge: o álbum Highway to hell, outro clássico, conseguira entrar nas paradas americanas e havia recebido ótimas críticas. A expectativa para o trabalho seguinte não poderia ser maior, não fosse a morte abrupta do vocalista Bon Scott, em fevereiro de 1980. Em um episódio cercado de teorias da conspiração, Scott morreu aos 33 anos, em consequência de uma bebedeira na noite de Londres.

Em um primeiro momento, a ideia era terminar de vez com o grupo. Mas, para a sorte de vários roqueiros ao redor do mundo, o AC/DC resolveu seguir em frente. Depois de vários nomes serem cotados,o inglês Brian Johnson, ex-vocalista do Geordie, foi o escolhido para assumir os vocais. A adaptação fluiu bem: Johnson ajudou a banda em algumas composições, enquanto outras já haviam sido criadas com Scott. Em seguida, o grupo foi gravar nas Bahamas, onde contou com a produção de Mutt Lange.

O resultado foi um punhado de músicas diretas e marcantes. O disco inicia logo com “Hell Bells” e “Shoot to thrills”, mas os mega hits estão mesmo no lado B, com “Back in black”, “Rock'n'Roll ain't noise pollution” e a grudenta “You shook me all night long”, sucesso mesmo entre quem não liga muito para rock. Em sintonia com o surgimento da MTV, cinco das dez faixas que compunham o álbum ganharam videoclipes. Um deles você pode conferir logo abaixo. Apesar do videoclipe de "You shook me all night long" possuir todos os erros da década de 80, a música continua boa.



2 comentários:

  1. Meu primeiro contato com este disco, na época um LP, foi através de um exemplar emprestado de uma amigo que sempre comprava discos importados. Ouvimos juntos e ficamos embasbacados com a voz potente e marcante do vocalista Brian Johnson. Durante os dias seguintes ouvimos seguidas vzs até q em menos de 2 semanas ele já estava surrado e chiando um pouco de tanto ser repetido e mostrado para os amigos. Um marco na minha vida. Nunca me canso de ouvir "Back In Black" da primeira a última até os dias de hoje.

    ResponderExcluir
  2. Melhor CD que já escutei com certeza.
    Boa lembrança Luiza, valeu pelo post.

    ResponderExcluir

Sugira, comente, manifeste-se sobre esse post!