13 julho, 2010

Viva o Rock'n Roll



O fato é que o rock não existiria sem a guitarra elétrica e é por isso que esta história começa na pequena cidade de Waukesha, no norte dos Estados Unidos, em 1915. Apesar de um pouco nebuloso, os registros dizem que Lester William Polsfuss é o pai da guitarra. O músico Les Paul já vinha ensaiando os primeiros passos do instrumento, quando a fábrica Gibson o chamou para concluir o projeto nos anos 40. Com o som metálico das guitarras elétricas consolidado, o Rock’n Roll já poderia roubar o mundo.

Porém, mais que arrebatar corações, Elvis Aaron Presley virou lenda e se tornou um personagem imortal (literalmente?). O Rei do Rock, ou Elvis The Pelvis, devido seus requebrados que levavam os brotos à loucura, emplacou tantos sucessos que mesmo trinta anos depois da sua morte (ou não), ainda é o maior detentor de hits nas paradas de sucesso e, pelo mundo, já vendeu mais de 1,5 bilhão de discos.


Mas a história do Rock não ficaria completa sem algumas páginas sobre o maior fenômeno midiático da música mundial: The Beatles. Os garotos de Liverpool, com aquele jeitinho de bons moços, deixaram e deixam o mundo aos seus pés.

E outros tantos rockeiros se seguiram. Bob Dylan no álbum “Highway 61 Revisited” completa sua transição do folk para o rock. Dois anos depois o Velvet Underground dá as caras no cenário. Nessa época se destacavam também The Doors, e os Rolling Stones que lançaram uma de suas mais famosas músicas, “Sympathy for the Devil”, do álbum Beggar’s Banquet em 1968.

Jimi Hendrix é outra figura que não pode ser esquecida quando o assunto é rock. Seu disco “Are You Experienced” é um dos marcos dessa história. E como falar de Jimi, de rock e não citar Janis Joplin? Janis foi pioneira, a mulher que mais se destacou no cenário masculino do rock dos anos 60. Cenário esse que se seguiu nos anos 70 com bandas como The Who, Led Zeppelin, Black Sabbath, Pink Floyd, Queen, Ramones, Sex Pistols, Joy Division, The Clash e AC/DC.

Nos anos 80 apareceu o rock melancólico dos Smiths (sempre os ingleses!). E outras bandas de destaque como Guns N’ Roses e o U2. Da década de 90 não podemos deixar de citar o Nirvana e seu álbum “Nevermind” com faixas como “Smells Like Teen Spirit” e “Come As You Are”que revolucionaram o rock mais uma vez. E ainda nos anos 90 o Oasis e o Blur deram partida ao britpop. Mais pro final da década, em 1997, o Radiohead lançou o aclamado “Ok Computer”e subiu ao posto de principal banda de sua geração.


E nesta década... Essa parte da história do rock, pedimos a você, leitor, que escreva o que há de melhor. Dê sua opinião. Qual sua banda favorita de rock da atualidade?



4 comentários:

  1. Vou citar as que mais gosto, algumas são atuais.
    The Strokes, Moptop, Pearl Jam, AC/DC, Stereophonics, Deep Purple, Aerosmith, Audioslave.
    Ótimo post, parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Mto bom post!!
    Digo só que esqueceram de Metallica e Motorhead com o Trash Metal.
    Minhas bandas favoritas ainda são antigas: Guns n Roses, Metallica, AC/DC, além de mtas outras que deixaram sua história marcada no rock!!

    ResponderExcluir
  3. Muito boa...
    essa homenagem...
    adorei...
    beijos
    Leca

    ResponderExcluir
  4. a homenagem foi bonita, mas vocês pisaram em um terreno muito, muito traiçoeiro aí, falando da história do rock.
    rock, como praticamente todo movimento musical popular, é de origem negra, baseado no blues e em outros movimentos já existentes, do interior dos estados unidos. então dizer que o rock começou com elvis é ser extremamente injusto, já que houve tanto que aconteceu antes dele. não podemos pensar em rock, por exemplo, sem a pegada de chuck berry e sem as lendárias guitarras produzidas por leo fender, no final dos anos 40.

    mas enfim, estou sendo chato indevidamente aqui. parabéns pela homenagem e pelo site (é a primeira vez que venho aqui). e se preparem para concorrência: eu e a pamela devemos abrir um blog sobre música em breve!

    ah, sobre as bandas favoritas de rock, hmm, não posso deixar de falar no radiohead, já citado, nos paralamas, sem dúvida uma das melhores bandas brasileiras que já tocaram o estilo, strokes, que fizeram uma das músicas clássicas dos anos 90, com last nite (apesar de eles terem melhores músicas), green day, que um dia foram homens, e pedro the lion, que quaaaase não entra na categoria. mas são tantas, tantas que é difícil escolher =)

    ResponderExcluir

Sugira, comente, manifeste-se sobre esse post!