04 agosto, 2010

Capas de disco históricas: King Crimson

Por Robson Sales
“Se você cobrir a boca, os olhos mostram uma tristeza incrível. O que se pode acrescentar? É o reflexo da música”. Essas são algumas palavras ditas pelo guitarrista e líder da banda inglesa King Crimson, Robert Fripp, sobre a capa do primeiro disco da banda e tema deste post.

Apesar do início da história do rock progressivo ser bastante nebulosa, o álbum de estreia dos ingleses In the Court of the Crimson King, de 1969, foi, sem dúvida, um dos primeiros desse estilo. Misturando instrumentos nada ortodoxos e sons psicodélicos, King Crimson se tornou uma grande influência ao que viria ser conhecido como rock progressivo.

A capa do disco não poderia ser mais identificadora. Com um desenho do programador de computação Berry Godber, o rock progressivo chegou as prateleiras das lojas de música. Este foi o único desenho conhecido do programador, que morreu de ataque cardíaco poucos meses depois do lançamento de In the Court of the Crimson King.

Com apenas 5 longas faixas, este disco marca pela mistura de vários estilos musicais: jazz, música erudita, new wave, heavy metal e folk estavam presentes na música de King Crimson. Uma receita que recebeu o codinome de heavy metal inteligente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sugira, comente, manifeste-se sobre esse post!