28 agosto, 2010

Clipes Inesquecíveis - Smooth Criminal (Michael Jackson)


Num sábado à noite você pode fazer várias coisas, inclusive navegar pela internet. Eu escolhi viajar pelos blogs, tentando achar alguma coisa interessante. Programa de nerd, mas dei sorte hoje. Na lista de parceiros do ‘A Trilha’, há o bom clipestesia. E a editora-chefe, Ariane Holzbach, deu uma ótima dica ao responder uma pergunta em seu perfil: qual é seu clipe favorito? Ariane respondeu Smooth Criminal, do Rei do Pop e inesquecível Michael Jackson. E ela tem certa razão.

Smooth Criminal foi o sétimo single de Michael e foi desenvolvida para o musical Moonwalker. Lançada em 1987, a canção fazia parte do álbum Bad. Porém, o clipe só foi ao ar no ano seguinte, em um filme de 9 minutos e 21 segundos. Smooth Criminal é a conjugação perfeita entre enredo, música e coreografia. A tradução do estilo preconizado pelo Rei do Pop, com Thriller. Nas palavras de Ariane: “um videoclipe que transforma até briga e apostas em passos empolgantes de dança não deve NUNCA ser esquecido!”

Nó sétimo minuto do clipe, Michael Jackson mostra, mais uma vez, sua criatividade. Nesse momento, o corpo do cantor e dos bailarinos fica a 45° do chão, sem tirar os pés da terra. É um truque simples, com cordas, imãs e um sapato especial: o Sapato Lean, como batizou o próprio Michael.

Os adereços necessários para que o sapato produza o efeito "The Lean" foi patenteado nos Estados Unidos em 1993. “O efeito consiste em estacas que se elevam do chão no momento em que Michael enrosca seu sapato e com o auxílio de uma tornozeleira, empurra seu corpo para frente e apoia seu peso nos calcanhares”, como descreve o Wikipédia.

Smooth Criminal liderou as paradas de sucesso nos Estados Unidos, Brasil e mais cinco países em 1988. E foi considerado pela Billboard, revista especializado no mundo do show biz, um dos 100 melhores clipes de todos os tempos.



Veja também:


5 comentários:

  1. Gente, adorei o post! Não apenas porque meu favorito, O GRANDE clipe foi citado e narrado, mas porque achei lindo perceber como uma canção/clipe de mais de 20 anos de existência pode trazer tanta coisa interessante pra ser comentada atualmente. Uma das coisas que mais adoro em Smooth Criminal é a coreografia e a forma como ela foi eficientemente editada :-)

    ResponderExcluir
  2. Gosto de Michael Jackson, não me considero um fã, mas é inegável sua contribuição para a música, mas fiquei com uma dúvida... Você mencionou que Ariane tem uma "...certa razão", mas não fez nenhuma argumentação que justificasse não concordar totalmente com a afirmativa dela, pelo contrário, deu até razões que reforçaram tal argumento... Afinal, qual seria seu clipe favorito? Por que não Smooth Criminal?

    ResponderExcluir
  3. Muito bom!
    Parabéns pelo blog!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Belo post... Michael com certeza revolucionou o mundo videoclíptico e deu um up na MTV...
    Visite meu blog: www.videoclipt.blogspot.com >> lá tem mais listas, clipes temáticos e histórinhas e fatos VIDEOCLÍPTICOS!!!

    ResponderExcluir
  5. muito legal!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir

Sugira, comente, manifeste-se sobre esse post!