14 agosto, 2010

Trilha Nova - Música de Brinquedo (Pato Fu)

Por Mariana Coutinho

Música de Brinquedo - Pato Fu (2010)

(1. Primavera (Vai Chuva)/ 2. Sonífera Ilha/ 3. Rock and Rol Lullaby/ 4. Frevo Mulher/ 5. Ovelha Negra/ 6. Todos Estão Surdos/ 7. Live and Let Die/ 8. Pelo Interfone/ 9. Twiggy Twiggy/ 10. My Girl/ 11. Ska/ 12. Love Me Tender)

Apitos, xilofones, cornetas, pianinho, guitarra de brinquedo, cavaquinho fazendo o papel de baixo. Duas crianças fazendo o backing vocal. Mas "Música de brinquedo", o novo álbum do Pato Fu, não pode ser considerado um álbum infatil, ou exclusivamente para crianças. O novo projeto da banda traz músicas super conhecidas do grande público, aquelas com arranjos marcantes, executadas não com instrumentos normais, mas com brinquedos.

O grande problema da ideia foi afinar, ou tentar afinar, os brinquedos para serem usados como instrumentos. "São instrumentos sem qualidade sonora e nem são bons de tocar, mas neles sobra personalidade", contou John Ulhoa ao G1. A afinação pode não ter ficado perfeita, mas o Pato Fu executa um trabalho brilhante nesse álbum. As crianças, Nina Ulhoa, filha de Fernanda Takai e Ulhoa, e o amiguinho Matheus D'Alessandro fazem o coro, mas não como um coral de crianças, e sim como um menino e uma menina cantando e se divertindo. E desafinando de vez em quando, qual o problema?

O álbum é perfeito para se ouvir em família. A música de abertura é "Primavera (Vai Chuva)" do Tim Maia. A voz doce de Takai e as crianças acompanhando - "- Hoje o céu está tão lindo - Vai Chuva!" - não me deixam descrever essa canção de outra forma que não seja "uma gracinha". Abaixo você pode ver a gravação da música - a primeira experimentação do Pato Fu com os instrumentos de brinquedo:





A ideia do cd era mesmo pegar músicas conhecidas do público, com arranjos marcantes, e reproduzir esses arranjos originais com os brinquedos. Certamente as gravações não teriam o mesmo impacto com músicas inéditas. Era preciso conhecer as notas da canção para apreciar essas novas versões. Além de "Primavera" temos as ótimas "Ovelha Negra" de Rita Lee, e "Sonífera Ilha" dos Titãs, além de "Love Me Tender" com introdução de caixinha de música, e "My Girl". Outros destaques são "Todos Estão Surdos" de Roberto e Erasmo Carlos e "Live and Let Die" de Paul e Linda McCartney com as crianças gritando como verdadeiros rockeiros.


Nesse mês o Pato Fu estreou uma turnê para promover o novo álbum. Os primeiros shows aconteceram na Caixa Cultural aqui no Rio de Janeiro. Em setembro a banda passa por Minas Gerais e São Paulo.


Pesquisa: Pato Fu Oficial


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sugira, comente, manifeste-se sobre esse post!