03 setembro, 2010

'Olhos nos olhos' de Chico vira filme


Por Robson Sales

Um filme sem trilha sonora é como queijo sem goiabada, carro sem estrada ou Bochecha sem Claudinho: algo meio incompleto. Porém, o longa que começou a ser rodado na semana passada, vai além dessa necessidade. ‘Olhos nos olhos’, do cearense Karim Ainouz, nasceu com um roteiro inspirado na canção homônima de Chico Buarque.

A ideia pode não ter sido a primeira, mas quando se trata de uma canção de Chico podemos esperar uma bela história. As canções desse carioca e tricolor fanático sempre tem começo, meio e fim.

“‘Olhos nos olhos’ é uma canção que fala do reencontro de um amor que acabou com um sabor de ressentimento” diz Karim, cuja declaração é prontamente comprovada com esta parte da canção: Quero ver o que você faz/ Ao sentir que sem você eu passo bem demais/ E que venho até remoçando/ Me pego cantando, sem mais, nem por quê.

“É quase a história de uma separação, que eu conto no filme acompanhando 24 horas na vida de Violeta assim que ela descobre que o marido vai embora após 14 anos de união. O longa quer ser a cartografia dos sentimentos dessa mulher”, revelou o diretor, em entrevista ao Segundo Caderno do jornal O Globo.

O filme irá ter como cenário o Rio de Janeiro, e no papel principal a atriz Alessandra Negrini, que viverá Violeta, a mulher ressentida que na letra de Chico não tem nome. ‘Olhos nos olhos’ tem o roteiro assinado por Beatriz Bracher, premiada no Festival do Rio 2009 por seu trabalho como roteirista de "Os inquilinos", de Sérgio Bianchi.

Abaixo a letra da música:
Quando você me deixou, meu bem/Me disse pra ser feliz e passar bem
Quis morrer de ciúme, quase enlouqueci
Mas depois, como era de costume, obedeci
Quando você me quiser rever/Já vai me encontrar refeita, pode crer
Olhos nos olhos/Quero ver o que você faz
Ao sentir que sem você eu passo bem demais
E que venho até remoçando/Me pego cantando, sem mais, nem por quê
Tantas águas rolaram/Quantos homens me amaram/Bem mais e melhor que você
Quando talvez precisar de mim/Cê sabe que a casa é sempre sua, venha sim
Olhos nos olhos/Quero ver o que você diz/Quero ver como suporta me ver tão feliz

E ninguém melhor para comentar a canção que o próprio Chico...


Veja Também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sugira, comente, manifeste-se sobre esse post!