05 setembro, 2010

Trilha Antiga - McCartney (Paul McCartney)

Por Mariana Coutinho

McCartney - Paul McCartney (1970)
Projeto Gráfico - Linda e Paul McCartney
Duração - 34:19

(1. Lovely Linda/ 2. That Would Be Something/3. Valentine Day/ 4. Every Night/ 5. Hot As Sun/Glasses/ 6. Junk/ 7. Man We Was Lonely/ 8. Oo You/ 9. Momma Miss America/ 10. Teddy Boy/ 11. Singalong Junk/ 12. Maybe I'm Amazed/ 13. Kreen-Akrore)




Ao contrário do que se esperaria, o primeiro trabalho solo de Paul McCartney, gravado em 1969 e lançado no ano seguinte, não foi recebido com entusiasmo pela crítica especializada à época. Mas quem liga para a crítica? O álbum chegou rapidamente ao topo das paradas americana e britânica. Enquanto John Lennon e George Harrison tentavam se afirmar com seus primeiros trabalhos pós-Beatles, McCartney produziu um disco simples e despretensioso. E talvez por isso tão especial.

O álbum inteiro valeria pela canção "Maybe I'm Amazed", provavelmente a melhor de Paul fora dos Beatles. Uma balada de amor madura e doce composta para sua esposa Linda McCartney. Aliás, uma marca nesse disco é o lado familiar de Paul, além de 'Maybe I'm Amazed', Linda ganhou a fofa 'Lovely Linda' logo no início do álbum. E a filha do casal, Mary, aparece na contra-capa do disco com o pai. A outra vertente de 'McCartney' é o experimentalismo. Paul usa os conceitos do lado B de Abbey Road de forma ainda mais radical nesse álbum, com as instrumentais 'Valentine Day', 'Momma Miss America' e 'Kreen-Akrore'. Em algumas partes essas músicas são geniais, e em outras chegam a ser um pouco irritantes.

Experiências à parte, o disco ainda conta com a ótima 'That Would Be Something', com um arranjo puxando um pouco para o folk; a interessante 'Every Night', a melancólica 'Junk' e a empolgante 'Oo You'. Se você ainda não se convenceu de que esse álbum vale a pena, assista abaixo a Paul McCartney executando ao vivo uma de suas mais belas canções de amor, "Maybe I'm Amazed":



Pesquisa: Wikipedia, livro '1001 discos para ouvir antes de morrer'

Um comentário:

Sugira, comente, manifeste-se sobre esse post!