24 outubro, 2010

Clipes Inesquecíveis - Bohemian Rhapsody (Queen)

Por Mariana Coutinho

É difícil explicar Bohemian Rhapsody do Queen. Recorrerei então à definição: “Rapsódia”, segundo a Wikipédia, é uma justaposição de melodias populares e temas conhecidos extraídos com frequência de óperas e operetas. A rapsódia bohemia do Queen foi composta por Freddie Mercury em 1975 e apresenta uma variação incrível de temas, melodias e tempos. A música começa à capella, segue para uma balada, passa por um solo de guitarra, uma passagem de ópera e depois segue em um hard rock para terminar voltando ao tempo inicial. É louca e fantástica!

O clipe de Bohemia Rhapsody , tema deste texto, é considerado o precursor da Era da MTV. Não é que não tivessem sido feitos clipes antes disso, mas o single do Queen ganhou um vídeo promocional diferente dos vídeos que já tinham sido feitos até então. Antes desse clipe, os vídeos musicais que passavam na televisão normalmente eram gravações de apresentações, e não tinham sido pensados exatamente como videoclipes.

Na verdade, o clipe de Bohemian Rhapsodia não tem nenhum efeito especial, nem nada. Os quatro integrantes do grupo cantam a música em um fundo preto com uma luz fraca e cavernosa. Em algumas partes os integrantes aparecem tocando piano e guitarra, ou apenas suas silhuetas são mostradas. O que mais encanta no clipe é mesmo a parte musical. E no fim das contas, é isso que interessa, não? Assista ao videoclipe abaixo:


Um grande mistério sobre Bohemian Rhapsody é a letra. Muito se especula, mas Freddie Mercury nunca deu detalhes sobre a composição, o máximo que disse foi “É uma daquelas músicas que tem uma certa fantasia. Acho que as pessoas devem ouvir, pensar e depois tirar suas próprias conclusões, pensar no que a música significa para elas”. Uns acham que a letra reflete os problemas que Mercury teve na infância, outros apenas acreditam que as palavras casaram bem com a melodia e não tem significado. A interpretação fica a cargo de cada um.

Há pouco tempo a série de TV Glee apresentou uma versão de Bohemian Rhapsody encenada pelo grupo Vocal Adrenaline no último episódio da primeira temporada. Na série, o grupo ganhou o campeonato regional de corais com a apresentação. Vale a pena conferir:


Veja também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sugira, comente, manifeste-se sobre esse post!