13 outubro, 2010

Viva Castelo Rá-Tim-Bum!

Por Robson Sales

As crianças merecem uma singela homenagem deste blog, e nada melhor do que lembrar dos bons momentos. Não há um jovem com seus 20 anos que não lembre das musiquinhas que coloriam o seriado paulista Castelo Rá-Tim-Bum, da TV Cultura.

Era fantástico quando o ratinho, um dos personagens mais queridos do seriado, feito de massa de modelar azul entrava em cena com seu carro e mergulhava na banheira. Duvido que você não lembre dessa cena.


Sensacional era também como o ratinho ensinava a escovar dentes. Aquelas ameaças pareciam realmente medonhas e, quando era criança, ficava até com vontade de escovas meus dentes, porém a preguiça sempre vencia. Me diz se não é ótimo?!


Outra sessão musical que não poderia ficar de fora desta homenagem é o trio de passarinhos que sempre apresentavam um instrumento diferente. “Passarinho, que som é esse?”


Castelo Rá-Tim-Bum deve ter ensinado muitas crianças a lavarem as mãos. Seja antes de comer, beber, pegar na mamadeira. Seja depois de brincar. Lavar uma mão!


Castelo Rá-Tim-Bum estreou em junho de 1994 e foi considerada um sucesso para a TV Cultura, com uma média de 12 pontos de audiência, índice jamais alcançado por uma série educativa ou por um programa da emissora. Além disso, Castelo Rá-Tim-Bum foi considerado pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) o melhor programa infantil de 1994. Em 1994 e 1995, recebeu a medalha de prata na categoria melhor programa infantil do Festival de Nova York. Em 1995 ganhou o Prêmio Sharp de Música para o melhor disco infantil.

E vem a afirmativa: não se fazem mais programas como antigamente...

2 comentários:

  1. amo muito o castelo ra-tim-bum quando ele estreiou eu nen tinha nacido minha mae nem me pensava ter hoje estou com 11anos a estreia foi 16 anos atras en 1994 eu naci en 1999. meu sonho era conhecer os participantes do castelo ra-tim-bum pois nunca vou desistir pois quero ver nino biba zequinha e pedro .ate mais beijos!!!

    ResponderExcluir
  2. Outra obra genial produzida pela tv cultura foi o programa Rá Tim Bum que contava com a direção geral de Fernando Meirelles e a direção musical de Edu Lobo!
    Maravilha!

    ResponderExcluir

Sugira, comente, manifeste-se sobre esse post!