29 novembro, 2010

A canção que apresentou o reggae


Até ali a Jamaica era apenas uma ilha paradisíaca no mar do Caribe. Em 1974 Bob Marley já havia gravado dois discos, porém o mundo ainda desconhecia o Reggae. Quando Eric Clapton gravou “I shot the Sheriff” foi dada a largada para a procura do ritmo que caracteriza o país caribenho.

A versão de Clapton para a composição de Bob Marley chegou ao primeiro lugar nas paradas da Billboard e apresentou o artista jamaicano para o mundo. Bob Marley seria o primeiro pop star do terceiro mundo. Depois disso o reggae passou a ser gravado por outras bandas de sucesso, como o Led Zepellin, que fizeram Dyer Maker.


“I shot the shefiff” conta a história de um homem que é acusado de atirar no delegado da cidade, mas é erradamente condenado pela morte do xerife que se chamaria John Brown. Marley diz que algumas partes da música são verdadeiras, mas nem todas. Depois do sucesso, Bob Marley escreveu “Mr. Brown”, provavelmente sobre o mesmo caso. Esse personagem é recorrente nas letras do cantor. Brown também aparece na música “Bad Boys”, de 1987.

“I shot the Sheriff” já fez parte da trilha de um episódio de Os Simpsons, da série Supernatural, Um maluco no pedaço (com Will Smith), e jogos de vídeo game como Warcraft. Enfim, esta é a canção que apresentou o reggae ao mundo e transformou Bob Marley num pop star.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sugira, comente, manifeste-se sobre esse post!