03 janeiro, 2011

Trilha do Filme - Un Homme et Une Femme (Um Homem, Uma Mulher)

Por Mariana Coutinho


Un Homme et Une Femme (1966) - França

(1.Un Homme et une femme de Francis Lai - Maurice Vender e orquestra/2. Samba Saravah de Baden Powell - Vinicius de Moraes - Pierre Barouh/ 3.Aujoud'hui c'est toi por Nicole Croisille/4. Un Homme et une femme por Nicole Croisille e Pierre Barouh/ 5.Plus fort que nous de Francis Lai - Ivan Julien e orquestra/ 6. Aujoud'hui c'est toi de Francis Lai - Ivan Julien e orquestra/ 7.A L'ombre de nous por Pierre Barouh/ 8.Plus fort que nous por Nicole Croisille e Pierre Barouh/ 3. A 200 a L'heure de Francis Lai - Maurice Vender e orquestra)

Para que um filme seja charmoso é preciso boa fotografia, bons diálogos, bons atores e, é claro, uma boa trilha sonora. Pois o charmoso filme francês "Um Homem, Uma Mulher", de 1966, tem todos esses ingredientes. A história se passa em Paris. O piloto de corridas Jean-Louis Duroc conhece a jovem viúva Anne Gauthier em uma das visitas semanais a seus respectivos filhos, que estudam no mesmo colégio interno. Também viúvo, Jean-Louis tenta se recuperar do suicídio da mulher. Apesar de muitas dúvidas durante todo o filme, os dois acabam se apaixonando. "Um Homem, Uma Mulher" tem direção de Claude Lelouch, e é estrelado por Anouk Aimeé e Jean-Louis Trintignant.

A história do filme é tocante, mas o que nos interessa mesmo é a trilha sonora: uma seleção cuidadosa de músicas, coordenada por Francis Lai, entremeando música instrumental e canções interpretadas por Pierre Barouh e Nicole Croisille. A canção título desse filme (A Man and a Woman) é uma das mais conhecidas do cinema e chegou a ser indicada ao Globo de Ouro de melhor canção, no ano de 1967. Outra bela música interpretada por Nicole Croisille é Aujoud'hui c'est toi.

Uma das canções que mais chamam a atenção no filme é a versão francesa de Samba da Benção de Baden Powell e Vinicius de Moraes - Samba Saravah - que é cantada por Pierre Barouh em uma cena do filme. Pierre faz o papel do marido de Anne. Em um flashback, a personagem lembra da semana que o marido passou obcecado pelo Brasil e pelo samba. No filme, a personagem de Barouh pede a benção de todos os mestres brasileiros, entre eles Pixinguinha, João Gilberto, Tom Jobim, Dorival Caymmi, Dolores Duran, Vinicius de Moraes e Baden Powell. Saravá!

Assista abaixo ao francês Pierre Barouh soltando a voz no Samba Saravah:


Leia também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sugira, comente, manifeste-se sobre esse post!