27 janeiro, 2011

Trilha Especial - PianOrquestra

Por Raiane Nogueira

Quantos instrumentos você acha que são necessários para compor uma orquestra? Segundo eles, bastam “dez mãos e um piano preparado”. A resposta não te convenceu? Então, você precisa conferir o criativo trabalho do PianOrquestra.

O grupo traz uma proposta inovadora para a música instrumental brasileira. Com um piano especialmente montado, com peças de metal, madeira, tecido e plástico, além do uso de baquetas, luvas e até chinelos de borracha, são produzidos sons idênticos aos de outros instrumentos, como cavaquinho, cuíca, contra-baixo e percussão. É genial!



O projeto se desenvolveu a partir de uma pesquisa iniciada na UFRJ, e se baseia em técnicas do vanguardista compositor norte-americano John Cage. O PianOrquestra tem direção artística do pianista Claudio Daulsberg.

Ainda não fui a nenhuma apresentação do grupo, mas fiquei impressionada desde o primeiro vídeo a que assisti. Altíssima qualidade. Além da ideia original, as performances chamam atenção pelas cores, movimento e sincronia dos músicos. Tudo isso, com um toque de leveza e bom humor. No repertório, ritmos brasileiros, incluindo músicas de Tom Jobim, Bezerra da Silva, Milton Nascimento e Toninho Horta, e composições próprias.

Uma excelente iniciativa, que precisa ser conhecida por todos.

2 comentários:

  1. Eu já alguns vídeos de várias pessoas tocando um mesmo violão (como este vídeo aqui: http://www.youtube.com/watch?v=OWRIntgfY4A), mas 5 pessoas dividindo um piano é novidade para mim!

    Muito bacana!

    ResponderExcluir
  2. Desperta o interesse de qualquer um que gosta de música.
    Agora eles vão para o Chile mas quando voltarem eu vou ver.
    12 de junho, estaramos lá!
    Centro Cultural da Justiça Federal.
    Grato pela indicação! = )

    ResponderExcluir

Sugira, comente, manifeste-se sobre esse post!