06 fevereiro, 2011

Capas de disco históricas: Cabeça Dinossauro (Titãs)

Por Robson Sales


Esqueça a Monalisa, esqueça a Última Ceia. Nenhuma dessas obras de Leonardo da Vinci marcaram tanto o rock brasileiro quanto A expressão de um homem urrando. Este esboço de pintura do italiano é a figura escolhida para ser a capa do terceiro, e mais marcante, disco do Titãs, lançado no fim de 1986: Cabeça Dinossauro. Na contra-capa do disco um outro desenho de Da Vinci, Cabeça Grotesca.

Esse Long Play marcou a estreia da banda com o produtor Liminha e o encontro com uma identidade sonora, neste caso uma música mais pesada. Cabeça Dinossauro apresenta clássicos como "Polícia", "Família" e "Homem Primata". Há quem diga que a prisão de Arnaldo Antunes e de Tony Bellotto, em 1985, por porte de heroína, influenciaram a mudança estética que a banda tomou neste LP.

Além das fronteiras do rock’n roll, os pagodeiros do Molejo adaptaram a canção "Família" para um samba de qualidade duvidosa. A versão foi lançada em 1998. A introdução de teclados da versão original foi utilizada na faixa, com a permissão dos Titãs.

Em 1997, a revista Bizz elegeu Cabeça Dinossauro como sendo o melhor álbum de poprock nacional. Como sucesso do álbum, das 13 faixas, 11 foram executadas em rádios. As únicas exceções foram "A Face do Destruidor" e "Dívidas".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sugira, comente, manifeste-se sobre esse post!