12 fevereiro, 2011

Lado B - Frédéric Chopin e George Sand

Por Mariana Coutinho

Terno, gravata, cartola, charutos. Ideias socialistas, romances feministas e uma lista de amantes. George Sand certamente era uma mulher fora dos padrões da Paris do século XIX. Nascida Aurore Dupin, a escritora despertava frisson por onde passava. Na adolescência, George pensou em tornar-se freira. Mas após a morte da avó acabou tomando outro rumo. Ela adotou um nome masculino, participou do movimento romântico, aderiu aos ideais de Saint-Simon e adotou o modo de vida da boêmia literária.

Sim, George Sand era uma romancista. E você me pergunta, então o que ela está fazendo em um blog sobre música? Pois bem. Tudo começou em 1836, quando a condessa Marie de Agoult, amante do compositor Franz Liszt, resolveu dar uma festa. Foi nessa ocasião que George Sand conheceu o jovem pianista e compositor polaco Frédéric Chopin.

Ai você já antecipa: os dois caíram de amores um pelo outro e foram felizes para sempre. Não. Devemos lembrar que George Sand era uma mulher inteligente e intrigante e que Chopin era, em tese, um compositor da era romântica de cabeça aberta. No entanto, vamos levar também em consideração que eles estavam no século XIX e que Sand não devia parecer muito atraente usando uma cartola e fumando charutos. Chopin, então, não achou a menor graça na George Sand, pelo contrário, o pianista disse a sua família sobre o caso: "Há algo sobre ela que me repele".

É claro que a história não acaba por ai. Chopin não gostou de Sand, mas Sand ficou apaixonada por Chopin. E, decidida como era, não desistiu fácil e conseguiu conquistá-lo pelo cansaço. Por fim, os dois passaram dez anos juntos. Chopin tinha uma doença pulmonar crônica e dependia dos cuidados de George. Os dois acabaram se separando dois anos antes da morte de Chopin por problemas com a filha de George, Solange. George Sand e Chopin formaram um dos casais mais interessantes da Era Romântica. E o relacionamento dos dois influenciou significativamente a obra de Chopin.

O caso de Chopin e Sand já foi tema de diversos filmes, entre eles "Imprompt", com o inglês Hugh Grant no papel do compositor. No Rio de Janeiro, está em cartaz a peça "Chopin & Sand: Romance Sem Palavras" no Centro Cultural dos Correios, com Marcelo Nogueira e Françoise Forton.

Veja também:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sugira, comente, manifeste-se sobre esse post!