16 fevereiro, 2011

Trilha Antiga - New York, New York (Frank Sinatra)


Quando o preto e branco ainda não era charmoso e nem Cult. No tempo em que a fumaça do cigarro era sinal de elegância. Naquela época, o maior prédio da cidade era o Empire States. A canção New York, New York representa mais que a cidade famosa dos Estados Unidos. A música é o retrato do período mais glorioso daquele país.

New York, New York é a música tema do filme "New York, New York" do ano de 1977, dirigido por Martin Scorsese. A canção foi composta por John Kander e Fred Ebb para a atriz Liza Minnelli e imortalizada na voz de Frank Sinatra. Mas quem se lembra do filme?

A verdade é que o filme foi um fracasso e a canção ficou esquecida pelo público. Até que Frank Sinatra a cantou pela primeira vez em um show. O espetáculo aconteceu no Radio City Music Hall, em outubro de 1978. Rapidamente o single atingiu a trigésima posição dos mais vendidos nos Estados Unidos.

O jazz de Frank Sinatra, cantado num microfone decorado com motivos dourados, era o que melhor representava os Estados Unidos nos anos 60 e 70. Os filmes que chegavam ao Brasil, invariavelmente, contavam com o cantor de descendência italiana na trilha sonora. Assim nosso imaginário liga imediatamente a cidade de Nova Iorque a Sinatra. É por isso que New York, New York é a música do auge de uma cidade.


Veja também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sugira, comente, manifeste-se sobre esse post!