15 fevereiro, 2011

Clipes Inesquecíveis - Freedom! '90 (George Michael)


Pode um hit ser um hino de liberdade sem soar falso? A cada ano, surgem novas estrelas da musica pop clamando por independêItáliconcia - pode ser da gravadora, da imprensa ou do namorado(a). Mesmo assim, poucos conseguem passar a mensagem tão bem como fez George Michael em 1990, com o clipe "Fredoom! '90".




Single mais famoso do segundo disco solo do britânico, "Fredoom" leva o mesmo nome que uma musica do Wham!, dupla da qual Michael fez parte até 1986. No entanto, a faixa em nada tem a ver com o trabalho rezalizado pelo astro na decada anterior. Pelo contrário, a letra confessional e o vídeo produzido em seguida dão dicas sucessivas de que o cantor deseja mesmo é livrar-se da imagem que construiu para si mesmo. Mesmo que essa imagem tenha sido a de sex-symbol adorado por multidões, fruto do sucesso da estreia solo do musico, "Faith". A verdade é que, apesar do estrelato, Michael queria ser levado a sério como compositor. Ainda, na posição de objeto de desejo de boa parte das mulheres dos anos 80, o cantor hesitava em assumir a sua homossexualidade, que só seria revelada em 1998.

Para traduzir suas angústias de forma elegante, o Michael contou com um verdadeiro dream-team das passarelas. As tops Naomi Campbell, Linda Evangelista, Christy Turlington, Tatjana Patitz e Cindy Crawford participam do clipe, enquanto os modelos John Pearson, Mario Sorrenti, e Peter Formby integram o time masculino. As beldades dublam a voz do cantor, que não aparece em momento algum. As duas únicas evidências na tela de que este é um clipe de George Michael são a jaqueta de couro e a jukebox, que apareceram pela primeira vez no vídeo de "Faith". Justamente por isso, as duas são destruídas durante os quase sete minutos do filme. Tudo isso dirigido pelo então desconhecido David Fincher, o mesmo de longas como "Clube da Luta", "O curioso caso de Benjamin Button" e "A rede social".

Um comentário:

  1. Pois é... eu estava ouvindo essa música durante essa semana... a letra é interessante e me lembrei das lindas modelos que eu achava as mulheres mais belas do mundo...

    ResponderExcluir

Sugira, comente, manifeste-se sobre esse post!