01 março, 2011

O Quartel General do Samba

Por Raiane Nogueira

Na contagem regressiva para o carnaval, A Trilha Sonora não poderia deixar de homenagear o bloco de rua mais tradicional do Rio, eternizado na marchinha composta por Vicente Paiva e Nelson Barbosa:



Quem não chora não mama
Segura, meu bem, a chupeta
Lugar quente é na cama
Ou então no Bola Preta



É isso mesmo, estou falando do Cordão da Bola Preta, o “Quartel General do Samba”. Reza a lenda que o Bola surgiu quando, enquanto os membros do então bloco Só se bebe água organizavam um novo cordão, uma mulher linda de vestido branco com bolas pretas passou em frente a eles. E nada melhor que um belo rabo de saia para inspirar esses foliões. Assim, eis que surgia, em 1918, o Cordão da Bola Preta.

Desde então, são 92 anos lotando o centro da cidade no sábado de carnaval. O bloco sai da Cinelândia, a partir de 9h, e segue pela Avenida Rio Branco no sentido Candelária, sem hora para acabar. E só pela farra do desfile pré-carnavalesco que aconteceu na última sexta-feira, já dá para imaginar a grande festa que nos espera no fim de semana. Segundo os organizadores do evento, a prévia arrastou uma multidão de pelo menos 200 mil pessoas. É... o sábado promete!

E não fique triste quando o desfile terminar. Para a alegria dos cariocas, o Cordão da Bola Preta oferece uma animada programação fora de época. A nova sede do bloco, na Lapa, tem um boteco super charmoso e abriga vários eventos. Além disso, em breve, vai ser inaugurado no local um museu, para preservar a memória do Bola. Eu já trabalhei em frente à sede e de vez em quando ouvia umas marchinhas no horário do expediente. O clima é muito bom, faz a gente se sentir folião o ano todo.

Pesquisa: Lá Na Lapa

Um comentário:

  1. O que é carnaval sem o cordão do bola preta.
    Muito bem lembrado!!
    Não sou muito de carnaval. Mas assumo,eu que também trabalho em frente, que é legal ouvir o bola preta no expediente.
    Parabéns pelo texto!

    ResponderExcluir

Sugira, comente, manifeste-se sobre esse post!