25 março, 2011

O Segundo Verão do Amor

Por Luiza Barros



1967, São Francisco. Basta apenas dizer o ano e o lugar para trazer à tona imagens repletas de gente jovem, roupas coloridas, musica alta e consumo de drogas. Nos Estados Unidos, o verão de 1967 ficou marcado pela reunião de mais de 100 mil pessoas na região do Haight-Ashbury, o famoso distrito de São Francisco. Entre os presentes, estavam Janis Joplin e as bandas Jefferson Airplane e The Greatful Dead. O encontro hippie foi um dos acontecimentos mais importantes não so na musica, mas na historia social recente, e ficou conhecido como o Verão do Amor.


Muitos verões depois, a geração seguinte viu surgir um fenômeno similar. Só que dessa vez, o epicentro não estava nos EUA, e sim no Reino Unido - mais precisamente nas cinzentas Londres e Manchester. Acuados com a cultura individualista e com a política neoliberal da primeira-ministra Margaret Thatcher, que acabara de completar 10 anos no poder, a juventude britânica da época reagiu de maneira inesperada: festejando. Surgiam assim as festas raves, realizadas ao ar livre e sem hora para acabar. Gratuitas e muitas vezes realizadas ilegalmente, as raves se multiplicaram pelo país, arrastando milhares e enlouquecendo a tradicional sociedade britânica. Espelhando-se abertamente no espírito hedonista e libertador do final dos anos 60, o movimento trouxe de volta algumas modas do período, como a estampa tie-dye e outros motivos psicodélicos.





A inspiração hippie não significa que o Segundo Verão do Amor tenha sido apenas um revival do primeiro. No lugar de Janis e Hendrix, entram os sintetizadores do Acid House, subgênero da House Music baseado na repetição e no uso de samples. O LSD volta a ser consumido, mas a droga do momento era o recém-popularizado ecstasy. O efeito da droga, que induz à euforia, é facilmente perceptível nos videos das festas da época. Faltava apenas um símbolo tão marcante quanto o ícone da paz utilizado nos anos 60. O escolhido o smiley, a famosa carinha sorridente amarela criada pelo designer americano Harvey Ball.


A popularidade que o acid house adquiriu durante o período não significa que o rock'n'roll ficou esquecido. Ao contrário, o final dos anos 80 marca o surgimento de varias bandas alternativas, que misturaram o rock psicodélico com a dance music. A maioria delas, como Stones Roses, Happy Mondays e Inspiral Carperts, surgiram em Manchester, que no começo da década também ja tinha visto surgir nomes como The Smiths, New Order e The Fall. A influencia dessas bandas, unida ao acid-house, gerou uma nova cena musical, apelidada de de Madchester (um trocadilho do nome da cidade e a palavra mad, louco em ingles).


Abaixo, você pode conferir, em inglês, a primeira parte do documentário da BBC "The summer of Rave", de 2006, que colheu depoimentos de quem viveu o período. 







Veja também:


Trilha Especial - Woodstock
Trilha do Filme - Trainspotting

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sugira, comente, manifeste-se sobre esse post!