26 março, 2011

Trilha Antiga - Greensleeves


Durante a Idade Média, os trovadores se declaravam a sua amada através de músicas ou poesias. Greensleeves foi composta nesse período e com essa intenção. Não se sabe ao certo o autor desta música, porém a lenda conta que a canção é de autoria de Henrique VIII em homenagem a sua então amante Ana Bolena – que viria a ser a rainha Ana Bolena. Outra versão diz que a música foi composta pelo indiscutível Mozart.

No entanto, a verdade é que há registros de que Greensleeves já existia cerca de 200 anos antes de o compositor austríaco ter nascido, em 1756, e sua origem real é desconhecida. O fato é que muitos músicos começam a ler partituras através desta música, como eu comecei.

Na versão histórica mais divulgada, Ana teria rejeitado as tentativas do rei de seduzi-la e esta rejeição é aparentemente a que se refere a composição. No entanto, Henrique VIII não escreveu "Greensleeves", que provavelmente é do período Isabelino e é baseado num estilo italiano, cuja composição não chegou a Inglaterra até depois da sua morte:

Alas my loue, ye do me wrong,
to cast me off discurteously:
And I haue loued you so long
Delighting in your companie.
Greensleeues was all my ioy,
Greensleeues was my delight:
Greensleeues was my heart of gold,
And who but Ladie Greensleeues.

Greensleeves entrou para história, mesmo com sua origem incerta, servindo de inpiração para várias gerações de artistas, de todos os campos da cultura, através da história. A música foi inspiração para Shakespeare, e é citada na comédia As alegres comadres de Windsor, também foi tema de quadro de Rosseti, artista do século XIX e aparece até na ópera Turandot (séc. XX), de Ferruccio Busoni.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sugira, comente, manifeste-se sobre esse post!