23 abril, 2011

Clipes Inesquecíveis – Subterranean Homesick Blues (Bob Dylan)

Por Luiza Barros

Um dos momentos mais célebres da musica dos anos 60, o vídeo de “Subterranean Homesick Blues” foi gravado muito antes do conceito de videoclipe existir, em 1965. Mesmo assim, o vídeo influenciou tanta gente que foi considerado pela revista “Rolling Stone” o sétimo clipe mais importante de todos os tempos. Na verdade, a famosa sequência foi criada originalmente para a abertura do documetário “Don’t Look Back”. Dirigido  por D. A. Pennebaker, o filme acompanhou a turne de Bob Dylan pela Inglaterra naquele ano. 


Ao contrário dos videoclipes com orçamento milionário dos dias de hoje, “Subterranean Homesick Blues” não poderia ser mais simples. Num cenário sem graça (na verdade, um beco atras do Hotel Savoy, em Londres), Dylan , ao invés de cantar, joga no chão papéis com alguns trechos da música, conforme ela é tocada, no estilo dos cartoes utilizados no teatro para ajudar um ator que esqueceu a fala. Os cartões foram desenhados pelo proprio cantor e alguns de seus amigos, os também compositores Donovan e Bob Neuwirth, além do escritor beat  Allen Ginsberg. Os dois últimos também aparecem discretamente no vídeo, no canto esquerdo.  Os quatro plantaram de propósito alguns erros e piadas nos cartões. Por exemplo, a palavra success (sucesso) aparece grafada como suckcess, um trocadilho com suck, termo de valor pejorativo. Já quando Dylan fala em 11 milhões, são 20 que aparecem escritos no papel.

Apesar da presença de Ginsberg,  a maior influência apontada por trás de “Subterranean Homesick Blues” é o romance “The Subterraneans ”, de outro escritor da geração beat, Jack Keroauc. Longa e sem refrão, a musica é reconhecida por representar o sentimento dos jovens Americanos da época, e chega a fazer alusão aos movimentos sociais emergentes de então. A letra poderosa significou tanto quando foi lançada que mesmo John Lennon chegou a afirmar que ao ouvir “Subterrean Homesick Blues”, achou que não seria capaz de fazer algo tão bom para competir com ela.

Os embates políticos dos anos 60 podem ter ficado para trás, mas a influência, tanto da musica quanto do clipe, persistiram. No disco "OK Computer", considerado até hoje a obra-prima do Radiohead, uma das faixas se chama “Subterranean Homesick Alien”. Já o clipe foi parodiado a exaustão. Uma das homenagens mais conhecidas é a da banda de rock dos anos 80 INXS. No clipe de Mediate, Michael Hutchence e cia. reproduzem Dylan. Apenas sai o colete preto e entram as jaquetas jeans, conforme você pode conferir abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sugira, comente, manifeste-se sobre esse post!