19 maio, 2011

Musicas de abertura de séries - Parte I

Por Luiza Barros

Você escuta um pedacinho delas pelo menos uma vez por nome, e sabe até cantar, mas não sabe o nome e nunca ouviu nenhuma delas por inteiro. Soa estranho? Mas é o que acontece na maioria das vezes com os temas de abertura de séries de televisão. Geralmente de bandas pouco conhecidas, é normal que essas músicas tornem-se extremamente populares, e ao mesmo tempo, permançam na sombra. Afinal, todo mundo sabe cantar o tema de Friends, mas quem se lembra do nome da banda que o compôs? Por isso, a trilha sonora começa hoje a primeira parte de uma série de posts que vai revelar quem fez cada uma dessas músicas que aparecem todo dia na sua TV ou no seu computador.

Para começar, a resposta para a pergunta feita no parágrafo anterior: o tema de Friends é cantado pelo grupo americano The Rembrandts. Formada em 1989 em Los Angeles, a banda é composta pela dupla Phil Solem e Danny Wilde e está na ativa até hoje. "I'll be there for you", até hoje o maior sucesso do Rembrants fala, claro, sobre amizade. Você pode conferir a música na íntegra no videoclipe abaixo, em que Ross, Monica, Chandler, Rachel, Phoebe e Joey aprontam enquanto a banda tenta tocar:


No mesmo clima é a música de abertura de Community, série da NBC que atualmente está na segunda temporada. Para falar de um grupo de seis pessoas completamente diferentes que se conhecem numa universidade cuja reputação não é lá essas coisas, os produtores escolheram "At least I was here", do grupo de pop-rock The 88. Assim como em Friends, a aposta também é numa música fofa como pano de fundo para uma história sobre amizade.


Em um dos episódios de Community, o personagem Jeff diz não gostar muito de Barenaked Ladies, o que causa a revolta de seus colegas. Coindência ou não, esta é a banda que compôs um dos temas mais populares da TV atual: o da comédia The Big Bang Theory. A música, que fala de fatos que vão desde a criação do unviverso até as descobertas de Einstein, com certeza teria caído nas graças até do exigente nerd Sheldon Cooper.


Bem diferente do tom serelepe da intro de The Big Bang Theory é "Bad Things", música que serve de tema para a polêmica série True Blood. Numa levada country, o cantor Jace Everett manifesta numa voz bem sedutora sua vontade de fazer coisas ruins com alguém. Nada mais apropriado para a série de vampiros HBO, que é famosa por suas cenas picantes. 


E você, conhece mais séries que tenham boas músicas de abertura?

6 comentários:

  1. A de True Blood é a melhor EVER! Transpira o clima envolvente de mistério e sedução da série.... Ai, que saudade! rs

    ResponderExcluir
  2. Se bem que... "I'll be there for you" representa toda uma geração...

    ResponderExcluir
  3. Não sou fã de The Big Bang Theory, mas a música é realmente legal, mas a melhor é de abertura de Comunnity...que alias é uma ótima série

    ResponderExcluir
  4. Outras boas são do One Tree Hill (I Don't Wanna Be - Gavin DeGraw), Smallville (Save Me - Remy Zero), O.C.(California - Phantom Planet), The Office (The Office Theme), Californication (Californication Theme) e Veronica Mars (We Used to be Friends - The Dandy Warhols).

    ResponderExcluir
  5. Ah, também tem a do Freeks and Geeks (Bad Reputation - Joan Jett) e Scrubs (I'm No Superman - Lazlo Bane)

    ResponderExcluir

Sugira, comente, manifeste-se sobre esse post!