04 junho, 2011

Jingles inesquecíveis - Aquarela, de Toquinho pra Faber Castell


Eu quando era criança adorava pintar os meus livros, que ficavam mais rabiscados a cada aula. Principalmente se o dia era de matemática. As vezes a ponta do lápis de cor acabava, mas aí era só fazer ponta com o apontador. Simples. Dificil era quando o hidrocor, ou canetinha, parava de funcionar. A técnica era colocar álcool dentro do tubo, porém, invariavelmente a canetinha vazava e borrava tudo. Uma bagunça!

Bem, to contando essa história toda porque escutei ‘Aquerela’, na voz de Toquinho, e me lembrei do comercial da Faber Castell. Uma ótima propaganda criada em 1983 por Christina Carvalho Pinto, que atualmente é a presidente do Grupo Full Jazz. O comercial foi veiculado por anos, em especial na época de volta às aulas, nos programas infantis dos anos 80 (e até meados dos anos 90 do século passado).

A música de Toquinho, Vinício de Moraes, Guido Morra e Maurizio Fabrizio, segundo os próprios compositores, é "uma metáfora entre a vida, do nascimento à morte, e uma pintura de aquarela que, com o tempo, descolore." O comercial simples, mas muito bem acabado e emocionante, virou um clássico da publicidade brasileira mereceu um remake em 2001. 



2 comentários:

  1. Oi!! Que legal, vocês falam de jingles! Estou conhecendo o blogue agora!

    Hehehah

    Só quero fazer justiça: esse comercial lindo é qualquer coisa, menos SIMPLES. Ou será que este é o simples que tanto falava Clarice Lispector? Enfim.

    Legal.

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de saber de onde você tirou essas informações. Estou fazendo minha monografia e um dos estudos de caso é esta propaganda.

    Meu email é saestayna@gmail.com

    Muito obrigada. Beijos!

    ResponderExcluir

Sugira, comente, manifeste-se sobre esse post!