29 novembro, 2009

SleeveFace - Be The Vinyl



Minha avó tem uma coleção de vinis empoeirados. Eu achei que eles não servissem mais para nada (eram até legais, mas nem temos mais aparelho para ouvi-los). Até que descobri um site chamado Sleeveface, clicando em um dos muitos links encurtados que recebo no twitter. Na tradução literal, sleeveface significa ‘cara de capa’. Basicamente, o site exibe fotos de pessoas que posam com capas de discos de vinil.

Falando assim parece uma coisa extremamente boba e totalmente sem graça. Mas é claro que antes de começar a ler, você já deve ter dado uma olhada na imagem acima, e se for ainda mais apressadinho, possivelmente já desceu a barra de rolagem e viu as outras imagens que ilustram essa matéria. Pois é. Com um pouco de criatividade e uma boa coleção de discos é possível fazer imagens muito legais e arrancar um belo sorriso dos amigos, ou de um internauta desavisado que clicar em um link desconhecido no twitter.


Tudo começou com uma visita do radialista John Rostron e seus amigos a um bar na cidade de Cardiff, no País de Gales. Depois de atacar de DJs eles começaram a brincar com capas de vinis e a tirar fotos. Ele conta que no dia seguinte eles mostram as fotos aos colegas de trabalho e acharam que seria divertido tirar mais algumas e colocá-las em um website. E o que começou como uma diversão entre amigos acabou se transformando em um grande sucesso na internet.

Agora as sleevefaces não aparecem apenas no site criado pelos galeses, mas tem grande presença no Flickr, Facebook e em vídeos hospedados no YouTube, como o que você pode ver abaixo, o ‘SleeveFace Dance’:


John Rostron conta que algumas lojas especializadas em vinil já entraram em contato com o site dizendo que os clientes estavam tirando fotos com as capas dos discos dentro das lojas. Como se pode ver, não é preciso ter uma coleção enorme de vinis para começar a fazer sleevefaces. Basta um pouco de criatividade. Mas se você ainda não tem ideia de como tirar fotografias com vinis, assista abaixo a um vídeo que ensina a técnica de sleeveface em apenas alguns passos:

Depois de todo esse sucesso na Web, foi lançado um livro com 192 páginas só de SleeveFaces, organizadas por Carl Morris e John Rostron. Segundo o site oficial, o livro 'SleeveFace' já tem distribuição em livrarias da América Latina.

Agora que você já sabe o que fazer com os vinis da sua avó: divirta-se, fotografe e mande sua sleeveface para ‘A Trilha Sonora’, pelo e-mail atrilhasonora@gmail.com .


Pesquisa bibliográfica: SleeveFace.com, BBC, G1

Um comentário:

Sugira, comente, manifeste-se sobre esse post!