01 dezembro, 2009

Trilha Certa - Teatro Municipal de Niterói


Acho que não existe momento mais prazeroso para um fã de música do que ver seus intérpretes favoritos de perto, se apresentando ao vivo. A sensação é indescritível, uma energia que nos faz gritar, cantar junto até perder a voz. E para marcar ainda mais esse momento, que tal a bela Sala de Espetáculos do Teatro Municipal de Niterói como plano de fundo? Cadeiras de palhinha, balcões, cortinas e lustres repletos de detalhes que nos remetem ao fim do século XIX criam um cenário perfeito para shows.


O Teatro surgiu em 1827, como a primeira casa de espetáculos da vila, instalada no antigo caminho do Capitão-Mor, atual Rua XV de Novembro, no Centro de Niterói. Em 1833, estreou em seu palco a Companhia Dramática Nacional, formada por João Caetano, que adquiriu a casa em 1842 e a transformou em Teatro Santa Tereza. Com a morte do ator e após a falência do Teatro, em 1887 o prédio passou para o patrimônio da província. Posteriormente, foi leiloado e arrematado pela Câmara Municipal de Niterói. Inaugurado dez anos depois, em 1900 foi renomeado Teatro Municipal João Caetano. Ao longo desses 182 anos, a casa foi reconstruída e passou por diversas reformas. Em 1990, o Teatro foi tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural, considerado o marco da dramaturgia no Brasil e da memória de Niterói. Em 1995, foi reinaugurado após uma restauração.

Os eventos do Teatro ocorrem em três espaços principais: no Salão Nobre (uma boa opção é se informar sempre sobre os espetáculos gratuitos apresentados nessa sala), na Sala Carlos Couto - onde ocorrem exposições, workshops, palestras, lançamentos de livros, etc. - e na Sala de Espetáculos, palco de grandes atrações:

A Sala de Espetáculos é formada pela plateia, frisas, dois andares de balcões - onde ficam os camarotes - e a galeria, ponto mais alto. Fui a dois shows no Teatro e a minha dica é: compre seus ingressos o quanto antes. Como os preços são os mesmos para os diferentes setores, vale a pena se antecipar para conseguir um bom lugar.

O primeiro show a que assisti foi o do Leoni (veja as fotos aqui), em julho do ano passado. Da plateia, vi o espetáculo de perto, de frente para o palco e sem transtornos. Ainda tive o privilégio de acompanhar um dos meus cantores favoritos caminhando entre as cadeiras, enquanto cantava "Como eu quero". A segunda experiência também foi ótima, mas com alguns pontos negativos. No show de lançamento do CD da Zélia Duncan, "Pelo Sabor do Gesto" (confira as imagens), em julho desse ano, deixei para comprar ingresso na última hora e fiquei na galeria. O show foi maravilhoso, mas tive que assisti-lo do terceiro andar e na parte lateral (foi o que sobrou quando eu cheguei), porque os lugares não são marcados. Minha sorte foi que, em diversos momentos da apresentação, a Zélia cantou voltada para a galeria.

Além da belíssima arquitetura, o Teatro Municipal de Niterói possui uma ótima localização, é de fácil acesso. O prédio fica no centro da cidade, em frente ao Plaza Shopping, está cercado por pontos de táxi, é próximo das barcas e do terminal rodoviário. Para quem vai de carro, a falta de estacionamento no local é um problema, mas pode-se recorrer ao do shopping. A casa abre 30 minutos antes do início dos espetáculos e é proibido o uso de bermudas nos eventos noturnos.

Um obstáculo para quem quer assistir aos shows pode ser o preço dos ingressos, muitas vezes um pouco "salgado". Mas além da meia-entrada garantida para estudantes, maiores de 60 anos, menores de 21 e pessoas com necessidades especiais, eventualmente há descontos em troca de quilos de alimentos não-perecíveis, como ocorreu no show da Zélia Duncan em que eu fui.

Por fim, uma dica para os fãs de plantão: logo após o encerramento dos shows, é comum os artistas receberem o público no camarim do Teatro, para tirar fotos, dar autógrafos... "tietar" bastante. Muitas vezes as filas são grandes, mas costuma ser tudo bem organizado, basta um pouco de paciência. E como eu sei disso? Bom... é que... sim, eu enfrentei fila para ver o Leoni e a Zélia Duncan... e garanto que valeu a pena!


3 comentários:

  1. O Teatro é tão bonito que é um espetáculo a parte. Pena que nem td mundo se lembra dele!

    ResponderExcluir
  2. o show da taviani que teve lá foi perfeito!

    ResponderExcluir
  3. É uma pena o Teatro estar sendo tão desvalorizado e subaproveitado com a nova prefeitura de Niterói. Há muito tempo não entra em cartaz algo bom. Pra ser mais exato, há muito tempo não entra algo em cartaz.

    ResponderExcluir

Sugira, comente, manifeste-se sobre esse post!