28 fevereiro, 2010

14 anos da morte dos Mamonas Assassinas

Por Luiza Baptista

Domingo, nada na TV, me pego vendo um concurso de DJ’s no Faustão, Baladão dos Famosos se não me engano. Para quem não vê há muito tempo: sim, ele continua interrompendo todo mundo. Mas o que me chamou atenção não foi isso, e sim o especial sobre os Mamonas Assassinas. O Faustão lembrou que o acidente que matou os integrantes ocorreu há 14 anos, no dia 2 de Março de 1996. A banda durou pouco, mas será sempre lembrada pela irreverência. Hoje farei um pequeno tributo aos meninos brincalhões de Garulhos, São Paulo.

Quem tem 20 anos com certeza lembra do Mamonas, e dançou muito com “Vira, vira”, “Robocop gay” e “Sabão Crá-Crá”. Os meninos da minha turma viviam cantando as músicas durante o recreio, e adoravam imitar o Dinho, vocalista da banda. Bento Hinoto (o japonês das perucas estranhas) tocava guitarra, Júlio Rasec ficava nos teclados, Samuel Reoli no baixo e Sérgio Reoli na bateria. Os Mamonas Assassinas tocavam um rock diferente, engraçado, que misturava de tudo: tinha música portuguesa, punk rock, forró e sertenejo. Mas eles gostavam mesmo é de fazer graça de tudo, não que eles não tivessem talento, eles tinham, mas que parte do talento era para comédia, isso com certeza. As roupas eram parte do show, de presidiários a super-heróis, os Mamonas se fantasiavam de tudo, não era raro ver o Dinho vestido de mulher. Vergonha? Essa palavra nunca combinou com a banda.

Foram cinco meses e três semanas de muito sucesso, mais de dois milhões de discos vendidos e shows de segunda a segunda. Qualquer adolescente sabia de cor todas as músicas dos debochados Mamonas Assassinas. Mas a carreira de sucesso durou pouco, foi interrompida por um acidente aéreo que matou todos os integrantes. O tecladista Júlio sonhou com o acidente uma noite antes, e estava apreensivo com a viagem. Os jovens foram enterrados em Garulhos, e milhares de fãs foram se despedir da banda.

Os Mamonas marcaram época pela irreverência, e depois de 14 anos ainda estamos esperando por um grupo para sacudir, surpreender o mundo da música de novo.


Um comentário:

  1. Realmente hj tenho 20 anos...e os mamonas foram maravilhosos e inesqueciveis...é tanto q hj estou aquii a responder neste blogue só pq estava a relembrar artigos sobre eles!

    Regy Dantas...Crispólis-Bahia

    Parabens pelo Blog...abraÇoO

    ResponderExcluir

Sugira, comente, manifeste-se sobre esse post!