05 abril, 2010

Trilha do Filme: Up - Altas Aventuras

Por Mariana Coutinho
(1. Up With Titles/ 2. We’re In The Club Now/ 3. Married Life/ 4. Carl Goes Up/ 5. Chachki Pickup/ 6. Paradise Found/ 7. Walkin’ The House/ 8. Three Dog Dash/ 9. Kevin Beak’n/ 10. Canine Conundrum/ 11. The Nickel Tour/ 12. The Explorer Motel/ 13. Escape From Muntz Mountain/ 14. Giving Muntz The Bird/ 15. Stuff We Did/ 16. Memories Can Weigh You Down/ 17. The Small Mailman Returns/ 18. He’s Got The Bird/ 19. Seizing The Spirit Of Adventure/ 20. It’s Just A House/ 21. The Ellie Badge/ 22. Up With End Credits/ 23. The Spirit Of Adventure/ 24. Carl’s Maiden Voyage/ 25. Muntz’s Dark Reverie/ 26. Meet Kevin In The Jungle)

Um menino e uma menina sonham em fazer uma viagem para o Paraíso das Cachoeiras, na América do Sul. Mas, é claro, eles crescem, casam-se e envelhecem. Nunca conseguem realizar a viagem dos sonhos. Tornam-se dois velhinhos ainda apaixonados, até que ela morre e ele fica sozinho em uma casa grande e sem graça. Parece uma história bonitinha sobre uma amizade que vira amor, mas que tem um final triste, não é mesmo? Um daqueles dramas adultos, que fala de saudade, de solidão, dos sonhos impossíveis? Mas não é.

Essa é a sinopse de “Up – Altas Aventuras” (ou pelo menos o início dela), que nada mais é do que um desenho animado produzido pela Pixar e pela Disney. Ok, vamos continuar a sinopse então e você vai ver que eu estou falando de um filme para crianças, mas não só para elas, certamente: Carl e Ellie se conhecem ainda na infância, e por toda a vida partilham esse sonho da viagem. No filme a vida do casal passa rápida em cenas sem som, embaladas apenas pela maravilhosa trilha de Michael Giacchino (que será o tema principal desse texto, mas falamos disso mais a frente).

Quando Ellie morre, Carl se vê sozinho, rabugento e sem objetivos. Por uma sucessão de acontecimentos, Carl seria mandado a um asilo, mas ele se adianta e resolve sair finalmente (!) para a tão sonhada viagem. O transporte? Sua própria casa, sustentada por milhões de balões de ar. O que o velhinho não esperava era que o aspirante a escoteiro Russell acabasse indo junto. A partir daí, os dois vivem (perdoem o trocadilho) altas aventuras!

“Up” tem uma temática adulta que é tratada com muito cuidado e por isso agrada tanto às crianças, quanto aos adolescentes e adultos, e quem sabe até à terceira idade? Um dos grandes trunfos do filme, que conseguem dar esse ar leve e singelo, é a trilha sonora.

Obra de Michael Giacchino, que também fez as trilhas de Ratatouille e Star Trek, a trilha de Up é quase toda instrumental. A única música que tem letra é The Spirit Of Adventure. A banda sonora do filme é toda construída sobre um mesmo tema, com mudanças na orquestração. As músicas nos passam todas as emoções do desenho animado; felicidade (Up With - Titles e End Credits), nostalgia (Stuff We Did e Paradise Found), aventura (Carl goes Up e Memories Can Weigh You Down), suspense (Chachki Pickup, Dog Dash e Escape From Muntz Mountain), e romance (We’re In The Club Now). Giving Muntz The Bird é uma das músicas mais interessantes; começa tranqüila e depois fica agitada e misteriosa. Uma canção que não está no CD da trilha mas toca no filme é Habanera, uma famosa aria (sic) da ópera Carmen de Georges Bizet.

A trilha de “Up” traduz muito bem todas as nuances da animação. E não sou só eu que acho; a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas entregou o Oscar de melhor trilha sonora desse ano ao filme. E convenhamos...ele merece!

Assista abaixo ao trailer de “Up – Altas Aventuras”:


Pesquisa: Wikipedia

12 comentários:

  1. o merddaaaa eu quero aquela musikinha lá!: tan tan tan tan.... tan tan tan tan....
    sabe????
    passa o lik lumour@hotmail.com
    moçoooo
    passa pro hotmail

    ResponderExcluir
  2. Que filmaço e que trilha sonora,muito merecido o prêmio de de trilha musical do oscar

    ResponderExcluir
  3. A musica de tema
    Ai o link
    http://www.4shared.com/audio/Nfny1hB7/Michael_Giacchino_-_Married_li.htm

    ResponderExcluir
  4. nao era isso que eu queria eu queria o filme deis de quando começa no inicio

    ResponderExcluir
  5. HABANERA ,MUSICA COM A Carmen Miranda

    ResponderExcluir
  6. Jordana, "Carmem" é o nome da ópera. Não tem nada a ver com a Carmem Miranda. Abraços

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. George BIZET - Habanera, de 'Carmen' Suite nº2

    ResponderExcluir

Sugira, comente, manifeste-se sobre esse post!