21 abril, 2010

Trilha Especial - Canções com nomes próprios

Por Mariana Coutinho

“Quantos poetas
Românticos, prosas
Exaltam suas musas
Com todas as letras
Eu te murmuro
Eu te suspiro
Eu, que soletro
Teu nome no escuro”

Músicas de amor, saudade e coração partido não são novidade para ninguém. Os compositores sempre se inspiraram em sentimentos particulares para criar melodias, e principalmente letras. Alguns não se contentaram em apenas contar (e cantar) suas emoções e histórias e identificaram suas “musas” batizando as canções com seus nomes. Desde a Amélia de Mário Lago e Ataulfo Alves, passando pela Lady Laura de Roberto Carlos e chegando até a Carla do LS Jack , foram muitas as mulheres homenageadas.

Eric Clapton usou o pseudônimo ‘Layla’ para a música que compôs para Pattie Boyd, que na época era casada com George Harrison (Conheça a história do triângulo amoroso mais famosos do rock! ). Bob Dylan escreveu ‘Sara’ em uma tentativa de se reconciliar com sua primeira mulher. Lou Reed, do Velvet Underground, compôs “Sweet Jane”. E os Beatles fizeram canções que orgulham a todas as moças que atendem pelos nomes de Michelle, Julia, Eleanor (Rigby), (Lovely) Rita, Penny Lane, ou Lucy (in the Sky with Diamonds).

Na música brasileira não faltam exemplos. Caetano Veloso cantou para Irenes, Claras, Ritas, Julias, Dianas e Carolinas. Aliás, as Carolinas são as mais homenageadas. Canções com esse nome fazem parte também do repertório de Adoniram Barbosa, Seu Jorge, Chico Buarque, e quem diria...até do KLB.

E o campeão de composições com nomes próprios femininos é mesmo Chico Buarque. Além de “Cecília” (cujos versos iniciam esse texto), compôs “Bárbara”, “Beatriz”, “Iracema”, “Iolanda”, “Luisa”, “Renata Maria”, “Silvia” e outras. A música “Angélica” foi escrita para Zuzu Angel e faz referência a sua força para superar a perda do filho.

Tom Jobim era outro apaixonado pelas mulheres e escreveu lindos versos para Isabellas, Lígias, Angelas e principalmente para as Luizas. Já que além de “Luiza” compôs “Samba de Maria Luiza” e “Ana Luisa”.

O Kid Abelha pediu para as Alices não escreverem cartas de amor. A Natasha do Capital Inicial não se importava se o mundo ia acabar, só queria dançar, dançar, dançar. Dorival Caymin não queria que as Marinas se pintassem e Caetano Veloso só queria ouvir a risada de Irene.

Minhas xarás, Marianas, até tem um repertório de canções. A melhor delas provavelmente é a Mariana de Carlos Lyra. Mas Luiz Gonzaga, Seu Jorge e vejam só...Victor e Léo, também tem canções com esse nome.

Abaixo, assista ao clipe da canção “Ana Júlia”, que lançou o Los Hermanos:



Que outras músicas tem nomes próprios? Comente!

3 comentários:

  1. A melhor é "Todas elas juntas num só ser", do Lenine, que fala de várias musas da literatura e da música. É muito interessante a letra!

    ResponderExcluir
  2. Los Hermanos tem Bárbara e Aline tb...

    ResponderExcluir
  3. Penny Lane, dos Beatles, não é sobre mulher. É o nome de uma rua na Inglaterra.

    ResponderExcluir

Sugira, comente, manifeste-se sobre esse post!