19 abril, 2010

Trilha Especial - Lamartine Babo e os hinos do futebol carioca



Nesse domingo os botafoguenses estão em festa. E com razão. Depois de chegar a final e ser derrotado pelo Flamengo por três vezes seguidas nos últimos anos, no quarto confronto finalmente conseguiu o título do Campeonato Carioca. É o 19° Estadual conquistado pelo Botafogo. Mas esse não é um blog esportivo, então vamos voltar à vaca fria...

Enquanto o presidente do Brasil, Rodrigues Alves, corria atrás do povo para vaciná-los contra a febre amarela e a peste bubônica, em 1904 nascia o compositor que o futebol carioca não iria esquecer jamais. Lamartine Azeredo Babo, ou simplesmente Lamartine Babo, compôs todos os hinos dos grandes times do Rio de Janeiro.

Considerado um dos homens mais bem humorados daquele tempo, Lamartine também compôs marchinhas de carnaval históricas, como o “O teu cabelo não nega”. Com o sucesso de suas canções, o advogado acabou conhecido como o Rei do Carnaval.

Mas foi em 1949 que Lamartine Babo virou o motivo para este post. Lamartine compôs os hinos dos 11 participantes do Campeonato Carioca de Futebol daquele ano, com patrocínio do programa de rádio Trem da Alegria. Acabou que o concurso lançou discos de cada um dos clubes.

Em apenas um dia Lamartine Babo compôs os mais famosos hinos dos seis maiores e mais tradicionais times de futebol do Rio de Janeiro daquele começo de século XX. Torcedor do América, compôs a melhor música para seu time do coração. Mas não esqueceu-se dos outros: Vasco da Gama, Fluminense, Flamengo, Botafogo e Bangu – que à época era um time grande – ganharam músicas belíssimas. É bom que se lembre que os hinos compostos por Lamartine Babo não são os oficiais, que, aliás, são bem diferentes.

Apesar de compostos pela mesma pessoa, esses hinos são de letras e melodias bem diferentes. Cada um com sua particularidade. Para mim, o mais belo hino dos clubes cariocas é do Fluminense. E sou flamenguista.

2 comentários:

  1. Só eu acho que o Lamartine Babo tem a maior testa já vista?
    E sim, o hino do América é o mais caprichado mesmo.

    ResponderExcluir
  2. É porque ele é careca, ai a testa já grande parece maior ainda, haha.

    ResponderExcluir

Sugira, comente, manifeste-se sobre esse post!