05 maio, 2010

Trilha Especial - Por onde anda aquele artista de apenas um sucesso? Parte 5


Algumas músicas são inesquecíveis, outras grudam na nossa cabeça durante um verão e o que mais queremos é esquecê-las. Em 99 a música Xibom Bombom era o chiclete da estação. O grupo era formado por meninas baianas, e recebia o criativo nome As Meninas. O sucesso foi imediato. Toda criança com uns 10, 11 anos conhecia a música e a coreografia (inclusive eu, confesso).

Mas essa música é um tanto quanto curiosa, já que seu conteúdo mistura um assunto sério com um refrão sem sentido. Afinal, o que significa “Bom xibom, xibom, bombom”? E, mais importante, o que Bom xibom, xibom, bombom, tem a ver com “Analisando essa cadeia hereditária/Quero me livrar dessa situação precária/Onde o rico cada vez fica mais rico e o pobre cada vez fica mais pobre”? As cantoras conseguiram a proeza de falar de desigualdade social em uma música de axé. Mas vejamos pelo lado prático, alguém realmente reparou na letra? Em geral, nas músicas de axé o que importa é o ritmo, principalmente quando eu tinha 10 anos e o que ocupava meus pensamentos era o lançamento da nova Barbie veterinária.

6 comentários:

  1. devo admitir que ainda tenho esse cd em alguma caixa minha
    vergonha minha mesmo

    ResponderExcluir
  2. Bons tempos...
    hehe

    E o motivo todo mundo já conhece...

    ResponderExcluir
  3. Graças a Deus acabou, o segredo é não se desesperar. O Rebolacion também vai passar, sejam pacientes. Algum dia a dona desse blog escreverá: "Alguém se lembra do Rebolacion?"

    Tudo vai, tudo vem, Só o ROCK é eterno.

    ResponderExcluir
  4. o nome do tópico é: Trilha Especial - Por onde anda aquele artista de apenas um sucesso? Parte 5
    todavia, vc ñ mencionou que fim levou as tais Meninas.

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho trauma desta música, meu rimão me carregou para praia eu tinha uns 10 anos, e só tocava esta maldita musica.

    ResponderExcluir
  6. o pior não é nem lembrar disso, o pior é que esse clipe foi gravado no meu antigo colégio, Sion, no Cosme Velho (Rio de Janeiro). e é um colégio de freiras meu deus, como eles deixaram que esse clipe fosse gravado lá... e ainda sacaneiam as freiras mostrando uma delas dançando axé!!!
    e na época eu falava "ahhh , olha a minha sala ali"
    triste

    ResponderExcluir

Sugira, comente, manifeste-se sobre esse post!