10 maio, 2010

Trilha Nova - Melhor Assim (Teresa Cristina)

Por Raiane Nogueira

01. A voz de uma pessoa vitoriosa / Maria Joana / Cantando / 02. Poesia / 03. Beijo sem / 04. Melhor assim / 05. Guardo em mim / 06. Lembrança / 07. Pura semente / 08. Couve é nome de Maria / 09. Convite à tristeza / 10. Capitão do mato / 11. Morada divina / 12. Festa imodesta / 13. Trégua suspensa / 14. Coisas banais


Ouvi
Teresa Cristina pela primeira vez em uma participação da cantora no projeto Samba Social Clube, da MPB FM. Sua voz limpa e suave me conquistou logo de cara. Desde então, comecei a acompanhar o trabalho dessa que é uma das grandes revelações da nova geração da música popular brasileira.

Com 12 anos de carreira, a carioca acaba de lançar seu mais novo álbum,
Melhor Assim. O CD/DVD foi gravado em outubro do ano passado, em um show realizado no Espaço Tom Jobim, no Rio, e conta com direção musical do mestre Paulão 7 Cordas.

O trabalho destaca o lado compositora de Teresa Cristina, com sete canções de sua autoria, três delas feitas em dupla, com Edu Krieger (
Guardo em mim), Arlindo Cruz (Morada divina) e Lula Queiroga (Trégua suspensa). Com letras simples e um belo timbre de voz, a cantora mostra maturidade no samba e faz jus a sua origem. Teresa é filha de Dona Hilda, da Portela, e foi criada nas rodas de samba da Tia Surica.

“Melhor assim” traz participações de grandes nomes de MPB. Entre os convidados, estão os ídolos da cantora Caetano Veloso e Lenine, Arlindo Cruz e os velhos amigos Seu Jorge (os dois se conheceram na UERJ) e Marisa Monte.

Aliás, a música de trabalho do novo disco é justamente a parceria com Marisa Monte, acompanhada de Pedro Baby, em
Beijo Sem. A canção, de Adriana Calcanhoto, fala de uma mulher independente, livre, que aproveita as noites na Lapa, sem pudores. Em entrevista publicada em 30 de abril no “Guia da Folha” (da Folha de S. Paulo), a intérprete fala sobre a letra:

“Ele [o samba “Beijo Sem”] inaugura um lugar inédito para a mulher, muito diferente daquela submissão que está presente nas letras de tantos sambas. (...) “Precisamos de mais mulheres decotadas e perfumadas no samba. Já estou preparando meu decote (risos)”.

Além de ser uma das melhores faixas do CD, “Beijo Sem” reforça a posição de Teresa Cristina como uma voz feminina no samba, em meio a tantos intérpretes e compositores homens.

Outro destaque do álbum é a declaração de amor cantada em
Poesia, música linda. Ainda merecem atenção especial as canções Lembrança, Pura Semente (com Seu Jorge), a divertida Couve é Nome de Maria, Convite à Tristeza e Festa Imodesta (com Caetano Veloso), que tem ótimas rimas.

O álbum também é marcado pela religiosidade, com músicas que se referem à umbanda, como o baião
Capitão do Mato e Morada Divina.

Todas as faixas do CD/DVD “Melhor Assim” estão disponíveis no
site oficial de Teresa Cristina. Acho que vale a pena conferir!

Assista a trechos do show que deu origem ao CD/DVD:



Veja também:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sugira, comente, manifeste-se sobre esse post!