07 outubro, 2010

Capas de disco históricas – You Could Have It So Much Better (Franz Ferdinand)


Ok, é claro que algo feito em 2005 não pode ser considerado ainda “histórico”. Mas não há como negar o sucesso que fez, com o seu visual retrô, a capa do disco You could have it so much better, o segundo dos escoceses do Franz Ferdinand.

A capa não foi escolhida à toa. Entendidos de arte, os integrantes do Franz Ferdinand tem um gosto especial pela Vanguarda Russa, movimento modernista que esteve em alta entre as décadas de 1890 e 1930, justamente quando aquele país passava por grandes agitações políticas. Um de seus nomes foi o escultor, fotógrafo e designer Alexander Rodchenko, autor da montagem que inspirou a foto na capa de You could have it.... Alardeando alguma novidade, a mocinha da foto ocupa o papel original de Lilya Brik, outra importante personagem do movimento russo. Lilya foi a grande paixão do poeta Vladimir Maiakovski, com quem teve um caso fora do casamento por cinco anos. Além de ter inspirado diversos poemas de Maiakovski, a russa ainda teve o seu rosto retratado por artistas como Henri Matisse e Marc Chagall.

O pôster original de Rodchencko, com Lilya Bryk na foto

Não foi a primeira vez que o Franz Ferdinand recorreu ao trabalho de Rodchenko para fazer uma capa. O single de Take me out, um dos maiores hits do grupo, já fazia alusão a um pôster do artista de 1923. Outro favorito da banda é o designer e arquiteto El Lissitzky, também da avant-garde russa, cujos trabalhos serviram como base para as capas de This Fire e Michael.

E vocês, conhecem mais capas que foram inspiradas em obras de arte?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sugira, comente, manifeste-se sobre esse post!