13 novembro, 2010

Música Internacional Brasileira – parte 2

Por Raiane Nogueira

Recentemente, destaquei em A Trilha Sonora alguns exemplos da inserção da música brasileira no exterior, a partir de versões de cantores estrangeiros. É a chamada Música Internacional Brasileira. Dando continuidade ao assunto, hoje vou falar sobre um outro fenômeno que tem contribuído para espalhar nosso ritmo mundo afora: artistas que saem do Brasil para fazer carreira cantando MPB em outros países.

Há muitos cantores, alguns pouco conhecidos entre nós, que investiram na carreira internacional e hoje possuem um público consolidado fora daqui, uma legião de fãs gringos.

Um grande exemplo é o niteroiense Sergio Mendes, um dos músicos brasileiros mais cultuados no exterior. Ao descobrir o valor da nossa música nos EUA, o cantor se mudou para lá, onde hoje é muito reconhecido. Em 1993, ele chegou a ganhar o Grammy de “Melhor Disco de World Music". Um dos últimos CDs de Sergio Mendes, Timeless (2006), contou com a participação de artistas famosos, como Stevie Wonder, Justin Timberlake, John Legend e Will.i.am – com quem fez várias parcerias. O destaque do álbum foi Mas que nada, gravada com o Black Eyed Peas:



Outra que tem levado um pouco de música brasileira aos EUA e Europa é Bebel Gilberto. Filha de João Gilberto e Miúcha, a cantora uniu a bossa nova do pai à música eletrônica e conquista espaço nas pistas de dança do exterior. Desde 2000, já vendeu mais de 2,5 milhões de discos e teve músicas incluídas em filmes e séries internacionais. Por aqui, de vez em quando ela aparece em trilhas de novelas, como em Viver a Vida, com Chica chica boom chic, e em Laços de Família, com So nice:



Por fim, selecionei uma banda que, apesar de ser pouco divulgada aqui, nos representa muito bem na Holanda. É o Zuco 103, grupo fundado pela brasileira Lilian Vieira, que abandonou a faculdade de Enfermagem no Brasil e foi estudar canto em Roterdã, onde conheceu o alemão Stefan Schmid (teclados) e o holandês Stefan Kruger (bateria). Ouvi a banda pela primeira vez em uma versão empolgante de Bebete vãobora e logo virei fã. O trio mistura de forma ousada samba com música eletrônica e o resultado é muito legal. Em 2000, o Zuco 103 venceu o prêmio holandês “Heineken Crossover Award”. Confira a atuação da banda, na louca Na Mangueira:



Estes são apenas três, entre tantos cantores talentosos que circulam por aí, levando um pouco de nossa música e cultura a outros países.
Se você conhece algum outro exemplo, compartilhe com a gente!

Pesquisa:
CliqueMusic UOL
Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sugira, comente, manifeste-se sobre esse post!