12 dezembro, 2010

Cariocas Empolgados: Eles querem e conseguem!


Cansados de esperar que bandas estrangeiras desembarcassem no Rio de Janeiro, um grupo de cariocas resolveu "fazer acontecer" e arregaçou as mangas para trazer shows internacionais para a Cidade Maravilhosa. A justificativa dos produtores era a de que não havia público interessado na cidade. Subvertendo essa afirmação, o grupo chamado de "Cariocas Empolgados" mostrou que os fãs do Rio não só tem interesse como estão realmente dispostos a bancar as apresentações.

Em um modelo inovador, os amigos Bruno Natal, Tiago Lins, Felipe Continentino, Pedro Seiler, Pedro Garcia e Lucas Bori formaram o "Queremos", e conseguiram arrecadar entre os fãs a quantia necessária para trazer a banda sueca Miike Snow ao Circo Voador, na Lapa, em outubro desse ano.

O negócio funciona da seguinte forma: os novos produtores levantam os custos de produção do evento, depois dividem a quantia em unidades chamadas de "ingresso-reembolsável" que podem ser compradas pelos fãs. (Para o show de Miike Show foram vendidas 100 unidades no valor de R$200,00 cada.) Uma data limite é estipulada para a venda dos ingressos reembosáveis, se a cota não for atingida até esse dia, o dinheiro dos fãs é devolvido e o evento não se realiza. Se o grupo consegue atingir o objetivo, no entanto, o show é confirmado e começa a venda de ingressos normais. Com a venda dos ingressos, os fãs que compraram as unidades recebem de volta uma quantia proporcional à venda normal. Nos shows já realizados pelos "Cariocas Empolgados" as pessoas que ajudaram a trazer a banda foram reembolsadas integralmente e assistiram ao show de graça!

Empresas também podem participar da iniciativa, mas só podem comprar até 50% das unidades. A participação das marcas é interessante porque seu ingresso não é reembolsável. E como isso cai o número de ingressos normais que precisam ser vendidos para que os fãs recebam seu dinheiro de volta integralmente.

A transação é toda feita pela internet, através do site www.queremos.com.br. Nesse formato, os fãs já trouxeram os escoceses do Belle & Sebastian em novembro e já confirmaram o show da banda irlandesa Two Door Cinema Club no dia 30 de janeiro, ambos no Circo Voador. A missão dos cariocas agora é trazer a banda de indie rock americana Vampire Weekend. Para tanto, precisam ser vendidas 500 unidades no valor de R$200,00. No dia 14, os "Cariocas Empolgados" começam a campanha pela vinda de Mayer Hawthorne, e o grupo pretende trazer também o LCD Soundsystem em fevereiro.

E enquanto o Vampire Weekend não se confirma, vale assistir ao clipe de "Oxford Comma":



Leia também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sugira, comente, manifeste-se sobre esse post!