17 dezembro, 2010

They don’t care about us (Michael Jackson)

Por Robson Sales

“Michael, eles não ligam pra gente”. Em 1996, o dia 11 de fevereiro poderia ser apenas mais um domingo do ano, mas não no morro Santa Marta. A data ficou marcada, afinal, um convidado ilustre fez uma visita musical. Michael Jackson gravou o clipe They Don’t Care About Us no morro carioca, e revelou a beleza do lugar para o mundo.

Alguns moradores ficaram responsáveis por fazer a segurança de Michael e ajudar na organização. Nada melhor que as pessoas que conhecem as ruelas para carregar equipamentos e indicar os melhores pontos de filmagem.

O clipe teve a direção de Spike Lee, e foi gravado também no Pelourinho, em Salvador. O vídeo teve inclusive a participação do grupo Olodum, dando um tom mais brasileiro à música. A grande polêmica acerca da produção é que o diretor negociou não só com as autoridades, mas também com os traficantes, para garantir a integridade do cantor no Santa Marta.

Na época, os jornais O Dia, O Globo e Jornal do Brasil publicaram, inclusive, uma entrevista com o traficante Marcinho VP, o “dono” do morro, confirmando a negociação para a gravação do clipe. A Secretaria de Segurança do Estado não gostou nada da revelação, e logo depois da filmagem a favela foi cercada e o traficante preso.

Mesmo após tantos anos, a visita de Michael ainda é lembrada com carinho pelos moradores. Este ano foi inaugurada uma estátua em homenagem ao cantor na laje onde ele se apresentou, além de um mosaico feito pelo artista plástico Romero Britto. Vale a pena assistir ao clipe novamente e ouvir com atenção o protesto musical do cantor.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sugira, comente, manifeste-se sobre esse post!