28 abril, 2011

O primeiro fã-clube do Brasil: Sinatra-Farney

Por Mariana Coutinho

Por volta de 1948, o radialista Luís Serrano desembarcou na Praça Mauá vindo de Nova York.  Da terra do tio Sam, ele trouxe a ideia de um programa de rádio, que passou a apresentar na Rádio Globo - o Disc-Jockey. A modernidade da vez era exatamente o que parece, o DJ tocaria discos na rádio. Hoje isso pode parecer uma coisa banal, mas na época quase toda a música que se ouvia no rádio era ao vivo. Além de apresentar as gravações mais recentes, Serrano ainda falava dos artistas e buscava um intercâmbio com os fãs. 

Como acontecia nos Estados Unidos, esse intercâmbio ficava muito mais fácil se os fãs se reunissem de alguma forma. Por esse motivo, o radialista começou a divulgar os fã-clubes em seu programa e a tocar discos estrangeiros, principalmente os da Capitol.

No bairro da Tijuca, três meninas pegaram no ar as ideias sobre fã-clubes que Serrano transmitia pelas ondas do rádio. As primas Joca, Didi e Tereza Queiroz fundaram, em 1949, o primeiro fã-clube do Brasil. A sede do Sinatra-Farney ficava em um porão, na Rua Dr. Moura Brito. Para ser membro era preciso passar por um teste. Todos no fã-clube tinham que ter um talento artístico, como seus ídolos. Alguns cantavam, outros dançavam e uma boa parte se esforçava para tocar algum instrumento.

Nessa época, o grande sucesso de Sinatra era "Night and day". E o brasileiro Dick Farney fora revelado pela canção "Copacabana". De Sinatra, os fãs tijucanos recebiam cartas e fotos autografadas. O que já era uma grande conquista. Farney, por sua vez,  teve participação ativa no clube. O dono da "voz de almofada" fez amizade com a turma que frequentava o porão, e até lhes apresentou outros artistas. 

Mas os jovens do Sinatra-Farney não se destacam no cenário musical apenas por terem fundado o primeiro fã-clube do país. Alguns dos membros foram também nomes importantes no início da Bossa Nova. Para se ter uma ideia, faziam parte do clube: Johnny Alf, João Donato, Paulo Moura, Raul Mascarenhas, Fafá Lemos, Klécius Caldas, Armando Cavalcante, Nora Ney, Mirzo Barroso e Carlos Manga.

O Sinatra-Farney durou até 1953. Nessa época, Sinatra já tinha se casado com Ava Gardner e já tinha entrado no seu famoso inferno astral. Dick também se casou e passou a ter menos tempo para se dedicar ao clube. Nessa época os garotos também já estavam crescendo, e o clube foi perdendo o gás. Mas até hoje, são muitos os que admiram Frank Sinatra e Dick Farney.

Assista abaixo ao vídeo de Dick Farney interpretando "Copacabana":







Veja também
Francis Albert Sinatra & Antônio Carlos Jobim
In The Wee Small Hours (Frank Sinatra)

Pesquisa: livro "Chega de Saudade - A história e as histórias da Bossa Nova" de Ruy Castro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sugira, comente, manifeste-se sobre esse post!