01 maio, 2011

Trilha Especial – Tema da Vitória

Por Luiza Barros

O dia primeiro de maio marca um triste evento para a maior parte dos brasileiros: o aniversário de morte do ídolo nacional Ayrton Senna. Eleito em 2009 pela revista britanica especializada "Autosport"  o maior piloto de Fórmula 1 de todos os tempos, Senna morreu tragicamente durante o Grande Prêmio de San Marino de 1994. Dezessete anos depois, o tricampeão ainda é uma das figuras mais populares no país – mesmo as crianças que não o viram correr sabem quem ele foi. E para quem o viu, impossível não lembrar das conquistas de Ayrton sem lembrar também da trilha sonora que sempre as acompanhavam, o "Tema da Vitória"


Composto pelo maestro Eduarto Souto Neto, o "Tema da Vitória" é uma daquelas músicas que pouca gente sabe o nome, mas todo mundo conhece. De tão associado que foi à imagem de Senna, não é incomum alguém se referir ao tema como a "música do Ayrton" . Curiosamente, a composição foi utilizada pela primeira vez na televisão para embalar a vitória de outro piloto brasileiro, Nelson Piquet, no Grande Prêmio do Brasil de 1983. Encomendada pelo diretor da Rede Globo Aloyso Legey, a música foi gravada pelo grupo Roupa Nova em 1981 e, a princípio, deveria funcionar como trilha sonora de qualquer vitória na Fórmula 1, independentemente da nacionalidade do piloto. Por isso, por mais incrível que pareça, a música foi tocada quando o grande rival de Senna, o francês Alain Prost, sagrou-se campeão no GP de 1984. 


Apenas a  partir de 1986 a música passou a ser utilizada apenas para vitórias de brasileiros. Sorte que o automobilismo brasileiro vivia naquela época o seu auge. Nos anos seguintes, os brasileiros comemoram ouvindo o "Tema da Vitória" o tricampeonato de Piquet, em 1987, e, claro , os três titulos de Senna, em 1988, 1990 e 1991. Infelizmente, levariam vários anos para que os telespectadores pudessem vibrar novamente com a música. O recesso foi da última vitória de Senna, no GP da Australia de 1993, até a vitória de Rubens Barrichello em 2000, no GP da Alemanha. Hoje escasso nas transmissões da Fórmula 1, o "Tema da Vitória" faz a maioria dos apaixonados por esporte sentirem um saudosismo inevitável. 

Um comentário:

  1. O pai do meu chefe é o Eduardo Souto, que compôs a música! Parabéns pelo blog, tá excelente!

    Felipe Siqueira

    ResponderExcluir

Sugira, comente, manifeste-se sobre esse post!